A vereadora Lucilene Della Ponta Araújo (PSDB), protocolou um requerimento no qual solicita informações da Prefeitura Municipal sobre a criação de programa para estimular a logística reversa de embalagens recicláveis em nosso município. A logística reversa é a área que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo.
A vereadora teve como base a Lei n. 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual a figura da logística reversa é definida como o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Em sua explicação, Lucilene disse que todos os tipos de produtos, bem como os agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; e por fim, produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Grandes empresas já estão desenvolvendo várias iniciativas a logística reversa de embalagens plásticas e de alumínio no país. Um exemplo bem próximo é que a empresa Schincariol, em parceria com a Susten Trading, recolhe embalagens PET recicláveis e bonifica os participantes. A empresa instalou seis equipamentos em três pontos de venda de uma rede de supermercados em Jundiaí. Os clientes podem inserir garrafas plásticas, incluindo marcas concorrentes, e, em troca, a cada cinco embalagens, ganham um ticket que dá direito a uma garrafa de Água Schin grátis, na compra de outras três.
A vereadora sugere que uma medida semelhante poderia ser implantada em Nova Odessa.