Por unanimidade, os prefeitos da RMC definiram a indicação do retorno dos profissionais de educação ao trabalho presencial em fevereiro, para serem treinados sobre os protocolos sanitários a serem adotados nas escolas, e o retorno dos alunos do Ensino Fundamental às aulas presenciais em 1º de março, com 35% de ocupação da sala, em rodízio, com turmas diferentes conforme os dias das semanas. Os demais estudantes do Ensino Fundamental cumprem o calendário escolar com aulas online.

A indicação definida hoje será encaminhada ao governo do Estado, endereçada ao secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, que era esperado mas não compareceu ao encontro.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, que acompanhou o prefeito Chico Sardelli durante a reunião, garantiu que Americana está preparada para retomar as aulas presenciais antes do prazo discutido pelos prefeitos. “Fizemos a lição de casa e temos todas as condições e equipamentos para o retorno seguro e gradual às atividades pedagógicas em sala de aula. Aguardamos agora a manifestação do Governo do Estado acerca da demanda coletiva dos municípios da RMC”, declarou.

Segundo Ghizini, os protocolos para o retorno ao trabalho serão amplamente discutidos na próxima semana em reunião com o Conselho Municipal de Educação e diretores de escolas da rede municipal de ensino.