Os problemas jurídicos devem deixar três ex-prefeitos da disputa de 2020 na região e a aposentadoria fazer com que outros quatro não participem da disputa. Esta semana, os vereadores da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste mataram, de uma tacada só, os possíveis sonhos dos ex-prefeitos Mário Heins (sem partido) e Vanderlei Larguesa (PT).
Ainda em SB, o ex-prefeito Zé Maria (DEM) já deixou claro que não vem para a disputa depois de três derrotas seguidas. Em Americana, a aposentadoria da disputa eleitoral deve deixar de fora Erich Hetzl Jr (PDT), que ficou em segundo na eleição de 2016. Ainda na cidade, Diego De Nadai (PTB) precisa vencer disputas na Justiça para tentar ser candidato. Seu grupo deve apostar na irmã Talitha.
CARRARA E SAMARTIN– Em Sumaré, a ex-prefeita Cristina Carrara (PSDB) dificilmente vem para a disputa por conta de denúncias da Odebrecht de envolvimento na privatização do DAE da cidade. Outro ex-prefeito, José Bacchin (PT) terá poucas chances de ser candidato. Em Nova Odessa, o quase eterno Manoel Samartin (PDT) deve seguir com o pijama de aposentado. Também ex-prefeito, Zé Mário (PRB) talvez venha a vereador, apesar de ter ficado em segundo na eleição de 2012.