A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d???Oeste, orienta a população sobre as situações onde é necessário tomar a vacina contra a Febre Amarela. Devido ao aumento da procura nos últimos dias, os estoques de doses disponíveis à população nas UBSs têm sofrido uma redução, o que pode acarretar em um desabastecimento nos próximos meses, caso as vacinas não sejam aplicadas dentro dos critérios recomendados pelo Ministério da Saúde para cada região.

No Estado de São Paulo, o Centro de Vigilância Epidemiológica ???Prof.AlexandreVranjac??? recomenda vacinação contra Febre Amarela, com pelo menos 10 dias de antecedência, prioritariamente para indivíduos a partir de nove meses de idade, residentes ou que se dirijam especificamente para áreas silvestres, ribeirinhas e de mata dos Municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva, São João da Boa Vista e parte da região de Sorocaba. Pessoas que irão se dirigir para áreas urbanas destas cidades ou outras do país, não tem a recomendação de vacinação, uma vez que a Febre Amarela que ocorre hoje no país está contida dentro de um ciclo silvestre da doença.
No Brasil, o Ministério da Saúde também recomenda vacinação contra Febre Amarela, com pelo menos dez dias de antecedência, a partir de nove meses de idade aos indivíduos que se deslocam para as áreas classificadas de risco, áreas com ocorrência de epizootias confirmadas (morte de primatas não humanos) por febre amarela, assim como adeptos do ecoturismo ou turismo rural e trabalhadores que adentram as matas da região. No Brasil, há uma extensa área de recomendação para vacinação contra febre amarela incluindo o Distrito Federal e vários Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais), bem como parte dos estados da Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A recomendação de vacinação para o restante do país continua a mesma: toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra Febre Amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, deve se imunizar. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão fora da área de recomendação para a vacina.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Wilson Guarda, as pessoas não devem ir até as unidades tomar a vacina quando não forem viajar para uma área de risco. ???A vacina deve ser utilizada dentro dos critérios especificados para cada situação, área/região. Se a pessoa não for se deslocar para uma das áreas silvestres de risco, não é necessário tomar a vacina. A vacinação imediata contra febre amarela deve ser, preferencialmente, àquelas pessoas que já vivem em áreas rurais dos municípios destacados com casos suspeitos e que nunca se imunizaram contra a doença???, explicou.
A vacina contra a Febre Amarela é ofertada no Calendário Nacional do SUS e enviada, mensalmente, para todo o país. .