O prefeito de Nova Odessa, Bill Vieira de Souza (PSDB), foi eleito esta sexta-feira (17) para um mandato de dois anos como presidente do Consórcio PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em reunião plenária realizada no Espaço Vila Harmonia. A eleição aconteceu por unanimidade entre os 42 municípios consorciados com direito a voto.
Visivelmente emocionado, em seu discurso de agradecimento o prefeito lembrou que Nova Odessa tem feito um bom trabalho na preservação de seus recursos naturais e isso teve influência direta na decisão dos representantes dos demais municípios. “?? muito gratificante e esse cargo me traz muita responsabilidade. As bacias formam uma região que abrange 76 municípios e uma população de cerca de 5 milhões de pessoas”, explicou Bill.
Francisco Lahoz continuará como secretário executivo do Consórcio e também destacou os projetos realizados em Nova Odessa nos últimos anos. “Sempre digo que Nova Odessa é um oásis. As ações ambientais foram bem planejadas e executadas e tenho certeza de que essa experiência do Bill fará com que o Consórcio continue desenvolvendo projetos para auxiliar os municípios”, disse.
“A evolução industrial é muito rápida. O crescimento populacional também. ?? urgente cuidarmos não só da preservação ambiental, mas também da recuperação de nossos rios e florestas. Hoje temos que pensar em produzir, reservar e garantir a segurança dos nossos mananciais de abastecimento. Isso é segurança hídrica e é isso que deve nortear nossas ações”, falou Bill.
BALAN??O – O prefeito ainda aproveitou para lembrar as mudanças que sua equipe de governo promoveu na cidade nos quatro anos do primeiro mandato. “Em 2012 ainda tínhamos lixões a céu aberto. Hoje temos Ecopontos que servem de modelo para outros municípios. Em 2014 enfrentamos a crise hídrica. Desassoreamos a represas enquanto estavam secas ??? o que torna esse trabalho mais rápido, mais eficiente e mais barato ??? e implantamos o Plano de Sustentabilidade Hídrica, avançando mesmo diante das dificuldades”, completou Bill.
O diretor presidente da Coden, Ricardo ??ngaro, ainda lembrou que em 2012 Nova Odessa tratava 7% de seu esgoto. Hoje trata 100% e devolve ao Ribeirão Quilombo água limpa.
Em quatro anos, Nova Odessa reduziu o índice de perdas de água tratada de 43% para 28%. Segundo Bill, esse índice ainda deve diminuir com a troca da rede de água do bairro São Jorge.