Amanhã, dia 05, comemora-se o dia mundial do meio ambiente. Pensando nisso, a Prefeitura de Sumaré, por meio da integração de diversas secretarias municipais, promove durante todo o mês de junho diversas atividades voltadas à conscientização ambiental. As ações integram a Agenda 21, que está sendo retomada este ano em Sumaré, com o objetivo construir uma cidade sustentável, conforme determinou o prefeito Luiz Dalben.
As atividades já começam neste domingo, dia 04. A Prefeitura de Sumaré inaugura o projeto “Praça Sustentável”, que consiste em equipar praças públicas com brinquedos infantis criados a partir de pneus descartados no município. O primeiro espaço que recebe o projeto é a praça atrás da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Picerno, na Rua da Saúde. A inauguração acontece às 10h e contará com apresentação teatral para o público.
Já na segunda-feira, dia 05, a Prefeitura de Sumaré realiza a abertura oficial do Mês do Meio Ambiente e retomada da Agenda 21 na cidade, em evento que acontece no Clube Recreativo, a partir das 18h. Na ocasião, o prefeito Luiz Dalben e o vice Henrique Stein, que também é o secretário municipal de Meio Ambiente, vão apresentar aos moradores os projetos em andamento na cidade e ainda haverá apresentações de música e teatro, todos com o tema ambiental.
O restante da programação envolve a implantação de Hortas Educativas em escolas municipais, apresentações para as crianças do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Municipal e dos Bombeiros, palestras sobre reciclagem, reutilização de óleo de cozinha, blitze no trânsito para conscientização, além de outros dois grandes eventos: a Expo Orquídea Sumaré, na Praça Manoel de Vasconcellos (dias 23, 24 e 25 de junho) e a Pedalada e Caminhada Ecológica, no dia 25, que sairá da Avenida Rebouças e seguirá até o Horto Florestal de Sumaré. O encerramento do Mês do Meio Ambiente está marcado para o dia 30 de junho, no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza.
“Nosso objetivo com toda essa programação é mobilizar a sociedade para práticas sustentáveis. Só alcançaremos resultados satisfatórios se trabalharmos em conjunto, poder público, moradores, empresas, ONGs, entre outros”, finalizou o vice-prefeito.