A classe artística, bem como toda a população sensível de Americana, recebeu em choque na tarde desta segunda-feira (10), a notícia em tempo real, de que o mural que fora pintado pelo artista plástico Leonardo Smania, para a campanha “Juntos Somos Fortes”, em parceria com a APAE de Americana, foi apagado.
LEIA AQUI- APAGARAM OBRA DE ARTE EM AMERICANA A autorização provisória emitida pelo engenheiro da obra em que o muro pertence, foi vencida. Porém, a arte expressada naquele muro não é como uma pintura qualquer para se passar por cima desta forma. O que foi passado por cima, além das cores, foi da belíssima mensagem que a campanha tenta buscar e de toda delicadeza do trabalho e dedicação do artista.
Queremos respeito, com o artista, com a cidade, com a causa. Não queremos mais receber notícias como esta da forma abrupta como foi. Por que fazer isso? Por que não nos utilizarmos do diálogo para criar pontes em comum ao invés de ações extremas que só nos separam?
Desta forma, eu, Denis Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Americana, declaro meu repúdio a condução desta atitude. Informo ainda, que, através do mesmo Conselho, iremos discutir o caso e buscar alguma iniciativa em relação a mais uma infeliz ação, que não é um caso isolado e que reflete nossa cultura higienista, negando a verdade do nosso povo e da nossa história.
Esta é a nota.
Denis CarvalhoPresidente do COMCULT