Cerca de 30 alunos da quarta série D do Ciep Oniva de Moura Brizola, do bairro Antonio Zanaga, participaram, nesta quarta-feira e na última quinta-feira (27), do Projeto Raízes da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação de Americana. De forma descontraída, as crianças tiveram a oportunidade de visitar os locais históricos de Americana e conhecer a história da cidade. O Projeto Raízes proporciona visitas divididas em dois dias. Os alunos estiveram na Casa de Cultura Herman Müller, no Casarão do Salto Grande, na Estação de Trem e na Biblioteca Municipal. Quatro estagiários e uma professora acompanharam as crianças no passeio para contar toda a história da cidade, desde o surgimento até o atual momento.
A estagiária Isabela Beraldo acredita que o projeto é importante para conscientizar os estudantes sobre a história da cidade. ???A gente sempre diz a eles sobre a importância dos monumentos históricos que fizeram parte da construção e história da nossa cidade, conscientizamos para que eles possam cuidar dos pontos históricos e, dessa forma, a história de Americana permanecerá sempre viva???. A professora da turma, Margarete Aparecida Baio, considera o projeto uma oportunidade ímpar para os estudantes. ???Além de conhecer Americana através de textos e imagens em sala de aula, o projeto possibilita aos alunos estar nos ambientes que enraízam nossa história, levando também aos seus familiares as informações que vivenciaram, além de estarem em experiência externa de aprendizagem, promovendo a socialização entre todos??? disse.
O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, acredita na importância e crescimento do projeto. ???O Projeto Raízes possui um roteiro muito conhecido que será ampliado, justamente por causa da importância de as crianças conhecerem a história da cidade. Americana ficou abandonada por um tempo e agora estamos tentando recuperá-la. Estou tentando levantar verba para patrocinar revitalizações nos pontos históricos de Americana??? afirmou o secretário.
A secretária de Educação, Juçara Noveli, enfatizou a importância do projeto na construção da identidade do aluno no território onde vive. ???Além disso, a atividade desenvolve a consciência da preservação do patrimônio, a valorização do espaço geográfico e a ampliação do ambiente cultural dos alunos???. Juçara lembra, ainda, que Cultura e Educação caminham juntas na promoção desses valores.
As escolas da rede pública interessadas em participar do projeto devem agendar horário na Secretaria de Educação de Americana, através do telefone 3475-9700. Os colégios particulares precisam agendar horário diretamente na Casa de Cultura Herman Müller, pelo telefone 3462-6048.