A vereadora Judith Batista (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a alteração nos dispositivos da Lei nº 5.529/2013, que dispõe sobre a Política Municipal de Arborização Urbana.
De acordo com a autora, a propositura tem como objetivo a inclusão na lei da questão da polinização, que está relacionada à manutenção da biodiversidade. ???Na natureza, há diversos sistemas bióticos de polinização, ou seja, há seres vivos que atuam na polinização das flores, garantindo a reprodução das espécies vegetais. Estão envolvidas neste processo as abelhas, besouros, pássaros, borboletas, mariposa, morcegos, entre outros???, aponta Judith.
Segundo a vereadora, a implantação de corredores ecológicos urbanos e o uso de espécies arbóreas atrativas a polinizadores é uma forma de proteger os seres vivos, garantindo recursos para as espécies. ???Mais de 80% das espécies de plantas com flores dependem polinizadores para transportar o pólen. Para a espécie humana, a polinização é de extrema importância. No Brasil, de 141 culturas agrícolas, 85 delas precisam deles e, portanto, sua manutenção e proteção são essenciais???, afirma.
???Vale lembrar que ações protetivas aos polinizadores são recomendadas pela Convenção sobre Diversidade Biológica, um tratado da ONU (Organização das Nações Unidas), estabelecido na ECO-92???, conclui.
O projeto de Lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.