Os alunos da Casa da Criança Baeti, do bairro Parque das Nações, e da Escola de Educação Infantil Sementinha do Saber, do Morada do Sol, receberam orientações para combate a queimadas e descartes irregulares de resíduos. Na primeira unidade de ensino, a ação foi finalizada na sexta-feira (1), enquanto na outra o trabalho foi realizado nesta segunda (4).
A Campanha de Educação Ambiental deve ter duração de quatro meses na ???Área de Planejamento 6???, que foi diagnosticada com o maior número de queimadas neste ano em Americana. A campanha compõe a ???Ação Integrada de Combate às Queimadas???, que faz parte do projeto ???Sou responsável pelo local que vivo e convivo???, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, ressaltou que a campanha de educação ambiental está envolvendo todas as escolas dessa região e também comércios e entidades religiosas. ???Esse é um trabalho amplo que tem como objetivo a conscientização da população, trabalhando tanto sobre os malefícios que essas práticas ocasionam como a divulgação dos meios para realizar denúncias???, afirmou.
Durante a ação com as crianças, foram apresentadas fotos do bairro onde houve queimadas e descartes, a ação de limpeza realizada pela Prefeitura, além de dois vídeos que falam sobre a prevenção. A coordenadora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento e interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Kátia Birke, explicou que a atividade foi bastante interativa. ???Foram distribuídos ainda materiais educativos para serem entregues aos pais dos alunos com os telefones para denúncias???, informou.
A ???Ação Integrada de Combate às Queimadas??? envolve as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Habitação, Defesa Civil, Planejamento e Gama (Guarda Municipal de Americana).
Denúncias- Denúncias de descartes irregulares e queimadas podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone (19) 3475-9024, na Unidade de Limpeza Pública, no telefone (19) 3405-9444, na Secretaria de Meio Ambiente, no 3471-7770, no GPA (Grupo de Proteção Ambiental), nos telefones 153 e (19) 3407-0513. As denúncias podem ser feitas, inclusive, por meio de fotografia, com multa aplicada ao proprietário do veículo flagrado fazendo o descarte.
As infrações referentes a queimadas são passíveis de multa no valor R$667,77 e de descarte irregular o valor é de R$ 948,08.