A Guarda Municipal de Sumaré e a Polícia Militar realizaram ontem, dia 27, a Operação Bar Legal no Portal Bordon, região do Picerno. Após denúncias, um estabelecimento foi vistoriado por perturbação do sossego. No local, havia grande aglomeração de pessoas, cadeiras e mesas na calçada e o horário excedia o permitido pelo alvará de funcionamento. Após inspecionar o bar e conversar com o proprietário, foi pedido que o mesmo encerrasse as atividades do dia, o que foi prontamente atendido. A ocorrência contou com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural.
???Realizamos a Operação Bar Legal nos fins de semana, juntamente com a PM, em todas as regiões da cidade, justamente para inibir a aglomeração de pessoas em determinados locais e perturbação do sossego. Recebemos muitas queixas pela nossa central de comunicação e fomos até o local vistoriar e conversar com o proprietário, que foi orientado a encerrar o expediente e nos atendeu prontamente???, explicou o secretário de Segurança, Ricardo Zequim.
A Operação Bar Legal conta com a participação da Guarda Civil Municipal, da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural), Polícia Militar e fiscais tributários. Durante o trabalho, são verificados os alvarás dos estabelecimentos, horário de funcionamento, ocupação do solo (mesas e cadeiras sobre calçadas, veículos estacionados sobre passeio público, etc.), exigências da Vigilância Sanitária (produtos perecíveis, data de validade, manipulação e higiene), além de veículos e pessoas em atitudes suspeitas.
???A intenção não é prejudicar nenhum comerciante, mas sim fazer com que todos cumpram a lei igualmente e que a população seja respeitada. As operações ocorrem a qualquer momento, principalmente à noite, e são programadas de acordo com as denúncias que recebemos???, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Reclamações e denúncias podem ser feitas para o 190 (Polícia Militar), 0800-770-0770 (Ouvidoria Municipal) ou 3873-2656 (Guarda Municipal).