Quem acredita que os anúncios do facebook para aumentar curtidas são um grande achado, precisa rever os conceitos ou ao menos frear o ímpeto da ‘descoberta’. Uma análise do NM em torno dos dois nomes com maior engajamento na rede mostra que as dezenas de milhares de curtidas às vezes não representam tanto efeito quanto o engajamento persistente e local.
O NM analisou o desempenho da campeã de curtidas entre os vereadores de Americana Giovana Fortunato (PCdoB) e o vice campeão das urnas Juninho Dias (PMDB). Era para ela dar uma lavada nele, mas isso não acontece.  
Ela tem 160.850 pessoas que curtiram a página. Ele, apenas 6.912 pessoas. Mas no engajamento (likes em postagens e compartilhamentos) os resultados não mostram essa monstruosa vantagem (quase 24 vezes mais em favor da comunistas). Na verdade, não existe vantagem de GF sobre JD.
As postagens mais curtidas de Maria Giovana raramente passam dos 300 cliques. Somente as postagens com críticas ao governo Temer de fato ‘bombam’ na rede. 
Já Jr Dias chega com mais facilidade às 300 curtidas e aposta apenas em postagens do trabalho de vereador.