As atuais condições da frota de viaturas da Guarda Civil de Santa Bárbara d???Oeste motivou o vereador  Jesus Vendedor (DEM), a protocolar requerimento de informações à Administração Municipal. No documento, o parlamentar ressalta que visitou a Garagem Municipal, onde identificou diversos veículos parados, dependendo de manutenção ou conserto, em alguns casos há mais de quatro meses, sem qualquer previsão de retorno às ruas.

???Tenho recebido várias reclamações de munícipes sobre o não atendimento de ocorrências por parte da Guarda Civil Municipal. Segundo informações, esse atendimento não é realizado por falta de viaturas à disposição da corporação???, afirmou o parlamentar, destacando, ainda, que os serviços prestados pela Guarda são de extrema importância, uma vez que esses servidores desempenham o importante papel de zelar pelo patrimônio público, preservar a segurança e combater a criminalidade em âmbito municipal. ???Diante dessa situação, a população tem se sentido insegura e reivindicado melhorias no setor???, afirmou.

No pedido de informações, Jesus indaga qual é o número total de viaturas da Guarda Municipal e pede que a Prefeitura especifique o tipo de veículo, assim como sua data de aquisição e respectivo custo aos cofres públicos. O número de viaturas atualmente à disposição da corporação, assim como o total de veículos parados são outros questionamentos feitos pelo parlamentar, que também pede especificação do valor estimado para o conserto e a previsão de retorno às ruas de cada veículo.

Jesus também pergunta o número de ocorrências que deixaram de ser atendidas em 2017 por falta de viaturas e se esses veículos passam por manutenção preventiva ou periódica. O valor gasto com manutenção e consertos em 2017 apenas para veículos da Guarda Municipal, a existência de algum convênio para a aquisição de novas viaturas ou de algum contrato para a realização de serviços de manutenção são outras informações solicitadas pelo parlamentar.

Jesus Vendedor aproveita o requerimento para questionar a frequência com que esses veículos são abastecidos, qual o valor gasto pago em 2017 e qual o posto responsável por esse serviço, pedindo também cópia do contrato e da concorrência pública para contratação dessa empresa. Ele questiona, também, se houve atraso no c pagamento ao posto de combustível em determinado período de 2017 que causasse a interrupção ou redução do abastecimento de viaturas, quando isso ocorreu e por quanto tempo perdurou.

O parlamentar também questiona o motivo dos dois diciclos adquiridos pela atual Administração para a realização de patrulhamentos no Centro não estarem sendo utilizados. Jesus pergunta, por fim, o valor da aquisição destes equipamentos, o gasto mensal para sua conservação e onde eles estão guardados.