A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste promoveu, por meio da Câmara Técnica de Educação Ambiental, um encontro na última sexta-feira (16) para o alinhamento dos projetos e ações que serão desenvolvidos nas escolas municipais, estaduais, privadas e entidades assistenciais em 2018. A reunião foi realizada na Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira”, no Centro Social Urbano. A novidade para este ano é o projeto “Fortalecimento de Território”,  de conscientização e promoção do descarte adequado de resíduos.

O “Fortalecimento de Território” será desenvolvido em regiões específicas, de acordo com cronograma. Profissionais de diversos segmentos realizarão orientações, palestras e oficinas, além de passeatas educativas junto aos alunos das escolas públicas, pais de alunos e comunidade em geral. O projeto contará com a parceria de instituições de Ensino Superior da cidade, lideranças comunitárias e religiosas e demais instituições.

Além deste projeto, outras ações a serem realizadas são o Programa Saúde na Escola (PSE) ??? “Eixo Saúde Ambiental”, Projeto “Gota d’Água”, Guarda Responsável de Animais, Projeto “Arborização Urbana e Hortas Sustentáveis”, Defesa Civil nas Escolas, Cidade Mirim de Trânsito e o Projeto de Educação Ambiental em Gestão Domiciliar de Resíduos Sólidos: “O lixo que geramos é realmente lixo?”.

A Câmara Técnica de Educação Ambiental reúne profissionais de diversas secretarias e entidades municipais.  Participaram do encontro representantes da Secretarias de Educação, por meio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, além do DAE (Departamento de Água e Esgoto).

A secretária de Educação de Santa Bárbara d´Oeste, Tânia Mara da Silva, ressaltou que o trabalho Educação Ambiental implantado nas escolas promove mudanças significativas de hábitos e comportamentos. “Nossos alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como seus familiares a comunidade em geral estão cada vez mais atentos e conscientes da importância da preservação do meio ambiente e disseminação das boas práticas”, avaliou.