A Secretaria de Educação de Sumaré tem agora uma nova sala na EMEF Professora Nilza Thomazini, na região do Matão, para a aplicação do AEE (Atendimento Educacional Especializado). O espaço está sendo totalmente revitalizado pela Secretaria de Serviços Públicos e é multifuncional, adaptado para portadores de deficiências físicas e com materiais adequados para o atendimento.
???O AEE na escola Nilza é realizado em uma sala na unidade, mas precisamos de um espaço mais amplo e que atenda às necessidades dos alunos. Em parceria com a Secretaria de Servços Públicos, a nova sala está sendo revitalizada e nos permite oferecer com qualidade o reforço pedagógico que os alunos especiais precisam???, explicou a secretária de Educação, Mirela Cia Medeiros. No local, estão sendo trocados os pisos e as portas, refeitos todo o encanamento e contrapiso, até o portão da escola, promovendo ainda a acessibilidade para cadeirantes, além da pintura.
O AEE visa ampliar o trabalho desenvolvido com os alunos da educação especial, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade. Por meio de uma equipe multidisciplinar, o atendimento complementa ou suplementa a formação do aluno. Sumaré conta com 17 salas de recursos de AEE, que atendem a cerca de 300 alunos com laudos médicos da rede. São 27 professores com formação especial que acompanham os estudantes. O trabalho é desenvolvido pelo CIRASE (Centro Integrado de Recursos de Aprendizado e Saúde Escolar), que oferece apoio aos alunos com dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem. Todas as ações são supervisionadas pelo Núcleo de Inclusão da Secretaria de Educação.
???Nosso empenho é para garantir um ensino de qualidade a todos os nossos alunos, não apenas por meio dos processos educacionais e pedagógicos, mas também oferecendo um ambiente escolar adequado à aprendizagem, promovendo a inclusão social e oferecendo oportunidades iguais de acesso e permanência na escola a todos???, disse o prefeito Luiz Dalben.