A história de Santa Bárbara d’Oeste virará livro em comemoração ao seu bicentenário. Ricardo Pereira Martins, responsável pelas fotos que darão vida à obra, visitou o Teatro Municipal “Manoel Lyra” – acompanhado pelo secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. O fotógrafo especialista em natureza já realizou cliques em diversos espaços municipais e pontos turísticos da cidade, como a revitalizada Praça Central, Parque dos Jacarandás, o novo pátio da Usina Santa Bárbara, Museu da Imigração, Paço Municipal, Parque dos Ipês, avenidas importantes do Município, entre outros locais.
Ricardo é um ícone da fotografia brasileira de natureza, já publicou sete livros, incluindo “Riqueza de um Vale”, que lhe rendeu o 54º Prêmio Jabuti na categoria fotografia. O livro mais recente, “Birds of Brazil”, conta com registros de espécies típicas do Pantanal, Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica. Seus registros também podem ser encontrados no National Geographic.
“A ideia é trazer um livro comemorativo com fotos artísticas. Então uma boa parte das fotografias eu fiz à noite usando alguns efeitos e técnicas noturnas, inclusive para fotografar as usinas. ?? um livro que gostei muito de produzir, já tenho 90% dele pronto e em julho volto a Santa Bárbara d’Oeste para poder fotografar alguns outros locais”, frisou Martins. “Quando cheguei à cidade achei muito bonita e organizada. Estou muito feliz de reproduzir o que faço na natureza dentro de Santa Bárbara d’Oeste”, complementou o fotógrafo.
Segundo Evandro, a obra será lançada e terá ampla divulgação. Ele ressalta que a edição será um referencial, servindo como fonte de pesquisa para estudantes, interessados na história da cidade e para a comunidade regional. “Por meio deste livro eternizaremos a história da nossa cidade. ?? isso que o prefeito Denis Andia quer para o bicentenário de Santa Bárbara. Queremos que a história dos 200 anos da nossa cidade vire eterna e seja celebrada no coração de todos os barbarenses que aqui nasceram, moram, já passaram e vieram de outras cidades”, frisou.
O livro “História de Santa Bárbara d’Oeste – 2ª Edição Atualizada” contará a história do Município, da fundação aos dias atuais, por meio de fotos, documentos e relatos históricos. Realizado por meio da Lei Rouanet, patrocinado pela Denso do Brasil e Indústrias Romi, a obra será coordenada pelo escritor José Pedro Soares Martins.
A obra trará a trajetória da cidade, fundada por uma mulher, dona Margarida da Graça Martins, no começo do século XIX, o processo de ocupação das terras, do desenvolvimento agrícola à industrialização, comércio e serviços, dos primeiros anos aos dias de hoje com atualização dos textos e das fotos desde a primeira edição até a data atual. O CEDOC (Centro de Documentação Histórica) cedeu seu acervo histórico para pesquisa e profissionais para revisão e suporte.
O livro “História de Santa Bárbara d’Oeste – 2ª Edição Atualizada” é uma realização do Ministério da Cultura e Fundação Romi, com patrocínio da Denso do Brasil e Indústrias Romi e ação institucional da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.