Alunos da EM Maria Antônia, previamente identificados com problemas visuais, passaram no sábado, dia 6, por uma primeira consulta com oftalmologista, no Ambulatório Médico de Especialidades. Três alunos apresentaram necessidade de utilizar óculos e foram encaminhados para novos atendimentos. Além disso, uma criança foi direcionada para consulta com psicólogo. A ação faz parte do projeto ???Ver e Viver???, promovido pela Prefeitura, em parceria com a empresa BMB e fundação ArcelorMittal.

 ???A dificuldade de enxergar influencia diretamente no rendimento escolar e recreação. O ???Ver e Viver??? é um projeto de extrema importância para detectar precocemente problemas visuais, permitindo o tratamento antecipado. Além disso, muitos alunos não sabem que apresentam necessidades ou não possuem condições de adquirir um óculos. Com o projeto, conseguiremos evitar que uma possível alteração na visão facilmente detectável na infância fique mais grave e prejudique a vida do estudante, reduzindo dificuldades de aprendizado e socialização???, comentou o prefeito Luiz Dalben.

O projeto visa detectar e tratar problemas visuais em alunos do 1º ao 5º no Ensino Fundamental, oferecendo óculos gratuitamente. Professores da rede municipal são capacitados por um profissional especializado para aplicar na escola testes de acuidade visual, identificando os alunos que apresentam dificuldades para enxergar. Os estudantes são encaminhados para a consulta com o especialista e os que realmente precisarem de óculos receberão gratuitamente, fornecidos pela empresa. O transporte dos alunos até o Ambulatório é realizado pela Prefeitura, com acompanhamento dos professores. Ainda este mês, novos alunos da rede municipal passarão pelos testes de acuidade visual e consultas com oftalmologistas.