Os amantes da literatura de Santa Bárbara d’Oeste vão ganhar uma nova Biblioteca Pública totalmente planejada e de qualidade em celebração aos 200 anos da cidade. A Prefeitura inicia, na próxima semana, a mudança do acervo da Biblioteca “Maria Aparecida de Almeida Nogueira” (Central), localizado na Rua João Lino, para a nova Biblioteca Pública, que está sendo construída no Complexo do Novo Terminal Urbano, e que levará o mesmo nome. A antiga Biblioteca suspenderá o atendimento nesta quinta-feira (1º/11), às 17h30.
A mudança será realizada durante todo mês de novembro. A equipe condicionará o acervo com cuidado, de acordo com a disposição do novo local. Ao todo, mais de 54 mil exemplares serão transportados nessa operação de transição. A devolução dos livros já emprestados poderá ser feita em dezembro na nova Biblioteca. Desta vez, foram liberados para empréstimo três livros por adulto e dois para criança.
A Nova Biblioteca nasceu de uma parceria com a iniciativa privada e a sua construção não terá custos à Prefeitura. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, o objetivo é fazer com que o leitor sinta-se abraçado por um espaço confortável. “O prédio da Biblioteca Central abrigou com carinho a cultura literária de Santa Bárbara, porém a construção não foi planejada para ser uma hall de leitura e estudo, se tornando biblioteca pública na transferência do Paço Municipal”, explicou.
Já a nova Biblioteca Pública será climatizada e possuirá um amplo espaço de leitura, trazendo qualidade na experiência da leitura, convivência, contação de histórias e estímulo ao hábito de ler e também facilitará o acesso para trabalhadores e estudantes de todas as idades pela proximidade com o Terminal Urbano ??? em mais de 500 metros quadrados de área construída. “Durante o planejamento da nova biblioteca, o prefeito Denis Andia teve o máximo cuidado para elaborar um ambiente convidativo, aconchegante e dinâmico, capaz de atender com cuidado os diversos públicos que farão uso do espaço”, complementou Evandro.