Como previsto há mais de um mês e evoluído com certa tranquilidade nas duas últimas semanas, o vereador em segundo mandato Luiz da Rodaben (PP) foi eleito presidente da Câmara de Americana para o biênio 2019-2020. Quem apresentou o nome de Rodaben foi seu vice-presidente, Marschelo Meche (PSDB).

A votação teve que ser feita de forma manual porque o placar eletrônico falhou duas vezes.
Ele derrotou o vereador Odir Demarchi (PR), que foi indicado pela vereadora Giovana Fortunato (PCdoB) e articulado pelo PSDB da cidade. Odir teve os votos de Vagner Malheiros, Giovana Fortunato, Rafael Macris, Gualter Amado e Padre Sérgio.
Em sua fala, Rodaben disse que pretende dar liberdade aos vereadores para o exercício do mandato e que pretende seguir com rigor nos gastos dos recursos da CM.
Odir fez o discurso admitindo a derrota. Agradeceu o grupo que o apoiou e disse que ‘qualquer um do grupo poderia ser presidente’. Disse que existem muitas oportunidades e que a mudança deveria acontecer no Regimento Interno. Seu foco seria a modernização das leis da cidade. E elas atrapalham o trabalho dos vereadores.
Falou também em reduzir os custos com o aluguer, hoje superior a R$ 50 mil/mês.