O PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), dando prosseguimento às ações de combate à dengue em Americana, irá realizar nebulização de inseticida neste sábado (4) no bairro Cordenonsi, que atualmente conta com 20 casos confirmados da doença. A atividade deverá se estender na segunda-feira (6) para garantir a cobertura da área delimitada, em torno de 60 imóveis. O trabalho será realizado das 8h às 12h pela empresa Sime Prag do Brasil, contratada pela Prefeitura para reforçar as ações do programa municipal.
Além da nebulização, uma equipe de agentes estará em frente ao supermercado São Vicente do bairro Vila Galo, das 14h às 20h, realizando ações educativas e de conscientização aos consumidores do local.
A nebulização é feita compreendendo um limite de até nove quarteirões a partir do local de residência do morador infectado. Ainda de acordo com o programa, os bairros são selecionados por critérios epidemiológicos, considerando o período em que as pessoas infectadas apresentam os sintomas e, portanto, ainda podem transmitir a doença para outros mosquitos, que podem dar sequência no ciclo de transmissão.
Dessa forma, o PMCD esclarece que a aplicação de inseticida não é feita simplesmente pelo fato de haver incidência de mosquito em determinado bairro, mas o programa segue as normas técnicas do Ministério da Saúde, que recomenda usar o inseticida apenas em locais com transmissão em curso, cujas pessoas infectadas ainda se encontram dentro do período de viremia, janela de tempo em que o organismo apresenta manifestações da doença e, portanto, estão aptas a transmitir o vírus a eventuais mosquitos Aedes aegypti que vierem picá-las.  Vale destacar que o uso do inseticida é o último recurso a ser empregado no combate à dengue, já que a principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros, locais e objetos que possam acumular água, principalmente de chuvas.
O PMCD recomenda aos moradores para que, no momento da aplicação do inseticida, deixem portas e janelas abertas, retirem do imóvel todos os animais domésticos, assim como roupas dos varais, e aguardem na calçada do lado oposto. No caso de haver recém-nascido, pessoa acamada ou com problemas respiratórios e alérgicos, os moradores devem informar os técnicos para receber a orientação devida sobre como proceder.
A Secretaria de Saúde pede à população para que colabore com os trabalhos dos agentes, permitindo a entrada nos imóveis, além de evitar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água, locais onde o mosquito Aedes aegypti se reproduz, como latas, pneus, calhas entupidas, caixa d água sem tampa, embalagens em geral, pratos de xaxins, entre outros. Em caso de imóveis ou áreas suspeitas, a população deve contatar o SAC da Prefeitura, pelo número 3475-9024.
Os principais sintomas da dengue são febre alta e persistente, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, sendo que em alguns casos podem ocorrer náuseas, vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de suspeita, pede-se para evitar a automedicação, já que os analgésicos à base de ácido acetilsalicílico podem provocar hemorragias graves. O ideal é procurar pelo serviço de saúde, para que seja prescrita a medicação adequada, ingerir líquido em abundância e permanecer em repouso.