Você se lembra da época na qual precisava usar internet discada e dividir um único computador com sua família inteira? Consegue se lembrar da época em que completar o download de uma música em mp3 por algum serviço de torrent era uma verdadeira realização? Em um mundo com hiper-conectividade, esse é um passado cada vez mais distante.
O crescente dinamismo e a facilidade progressiva de se conectar ao mundo virtual dá origem a expressões como ???Internet of Things??? (???Internet das Coisas???), abreviada por IoT, que serve para designar a interconexão de vários objetos do cotidiano que ganham cada vez mais conectividade ao mundo online.
A internet não está mais restrita ao tradicional PC e aos notebooks (e netbooks). Hoje, ela está na palma da mão em smartphones e tablets, além de videogames e aparelhos de televisão. Há até dispositivos de gestão de várias funções da casa que podem ser acessados por aplicativos conectados à internet. A própria tecnologia de Wi-Fi transformou radicalmente o modo como nos conectamos em rede.
Mas, como todas as boas coisas, há riscos envolvidos na facilidade de conexão dos vários objetos que nos cercam ??? como o debate sobre o ???fim??? da nossa privacidade e até mesmo recursos de monitoramento facilitados por essa conectividade. E então, vale a pena correr esses riscos?
Os principais riscos da conectividade
Grande parte das pessoas ainda tem a falsa sensação de que a internet é um ambiente seguro, o que é um engano bastante perigoso. Assim como o mundo físico, o mundo virtual apresenta vários riscos que não devem ser ignorados. Atravessar a rua ignorando o trânsito faz com que a travessia seja mais segura? Definitivamente, não. Ignorar os riscos da internet também não vai ajudar na sua proteção.
Assim como todos os outros ambientes, há pessoas com boas intenções e há pessoas mal intencionadas. A internet está repleta de websites e plataformas de difusão gratuita de conhecimento, inúmeras opções de entretenimento, grupos, redes sociais e fóruns que reúnem pessoas com interesses em comum, tutoriais incríveis e conteúdos imensamente enriquecedores ??? como a possibilidade de aprender outros idiomas, por exemplo.
Mas ela também está cheia de scammers (golpistas), criminosos que usam os recursos digitais para facilitar seus planos, hackers (no sentido negativo, há a preferência para designar essas pessoas como crackers) e todo tipo de gente que vai usar os recursos digitais não para seu aprimoramento pessoal, mas para prejudicar outras pessoas.
Suas informações são o alvo principal
Suas informações pessoais, como o seu nome, seu endereço, documentos, informações bancárias e financeiras, arquivos sigilosos como fotos pessoais e vários outros arquivos sensíveis podem correr riscos caso você não tome certos cuidados e precauções.Seus dispositivos conectados à internet podem ser infectados por malware (programas maliciosos), usados para permitir invasões aos seus sistemas e favorecer o roubo de informações ou alterações na sua máquina ??? como exclusão de arquivos e diminuição do desempenho do seu hardware.Em redes de Wi-Fi, principalmente aquelas redes públicas que você usa para se conectar em aeroportos, restaurantes, shoppings, cafés, bares e praças, e que são justamente as redes mais vulneráveis, pessoas mal intencionadas podem invadir seus dispositivos móveis por meio de falsas atualizações de aplicativos, mensagens duvidosas e e-mails infectados.Mas, felizmente, há várias formas de se proteger enquanto você aproveita o que há de melhor no mundo virtual.
Dicas importantes para a sua segurança cibernética
O conceito de segurança virtual (ou segurança online) é traduzido pela expressão ???segurança cibernética???, que engloba a segurança dos usuários de uma rede em todos os dispositivos conectados a ela. Há várias formas de diminuir consideravelmente os riscos que nós mencionamos ??? e outros que não foram incluídos nesse texto, já que as ameaças são atualizadas incessantemente.Partindo dos conselhos mais básicos, podemos recomendar que você utilize senhas fortes (com alteração entre letras maiúsculas e minúsculas, símbolos especiais e numerais, e até palavras ao contrário) para todas as suas contas de usuário ??? seja para o seu e-mail ou algum website com uma comunidade virtual embutida ??? e, claro, jamais compartilhar sua senha com terceiros.Também é muito importante escolher o que é que você vai publicar. Grande parte das informações sobre nós são dados que nós mesmos inserimos no mundo virtual.Ter cuidado e saber separar o que você quer publicar e o que faz parte da sua vida íntima, privada, é essencial, e vale até mesmo para as redes sociais ???inofensivas??? que você utiliza. Cada uma dessas redes sociais permite a edição dos conteúdos caso você queria publicá-los apenas para um grupo de pessoas, só para você, para seus amigos ou para todo mundo.
A utilidade dos provedores VPN
Outra dica importante é manter um bom firewall e um ótimo programa antivírus, fazendo varreduras periódicas nos seus dispositivos. Outra dica excelente é usar um provedor VPN. Mas, o que é VPN?
?? a sigla para Virtual Private Network, uma rede virtual criada ???em cima??? da conexão fornecida pelo seu provedor de internet, algo bastante útil para criptografar sua rede, deixando-a mais protegida e essencialmente imune a ataques externos.
Você pode usar um provedor VPN configurando um diretamente no seu roteador de Wi-Fi, o que vai garantir a proteção de todos os dispositivos conectados à sua rede ??? desde o computador do seu escritório ao smartphone dos seus filhos.
Com os comportamentos certos e os softwares adequados, sua experiência online será muito mais agradável, enriquecedora e, claro, livre de riscos.