Entre o final de agosto e início de setembro, o vereador Marco Kim Jorge (MDB) participará de expedição pela Europa. Promovida pela Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), a missão objetiva promover um intercâmbio de conhecimento e troca de experiências com países desenvolvidos do continente europeu.
O local escolhido para sediar a atividade é a Universidade de Roma ???La Sapienza???, na Itália, onde os membros da comitiva formada pela Ocesp poderão estudar os maiores avanços das cidades mais modernas do mundo. Estarão presentes representantes de diferentes segmentos produtivos da sociedade, representados pelos ramos do cooperativismo, como saúde, crédito, agropecuária, infraestrutura, transporte, habitação, educação, consumo, produção e trabalho. 
Kim defende a importância de conhecer e compartilhar experiências inovadoras diante da visível transformação da sociedade. ???A tecnologia tem facilitado as relações entre pessoas de todas as partes do globo, uma vez que elas têm acesso ao mundo na palma da mão. 
Um determinado projeto que está desenvolvimento, por exemplo, consegue agregar valores, informação e tecnologia que vêm de diferentes partes do mundo sem sair da tela do computador???, observa. Além da imersão na Universidade de Roma ???La Sapienza???, o parlamentar cumprirá agendas nas cidades de Grenoble, na França, e Barcelona, na Espanha, para conhecer em maior profundidade os modelos de produção habitacional, bem como o sistema da multipropriedade (figura recém-chegada do exterior ao Brasil, regulamentada por lei em 2018), os residenciais voltados à terceira idade, mais conhecidos como cohousing ou habitação sênior, além dos diferentes programas de habitação social que constituem hoje um desafio apresentado pelo Governo para as cooperativas habitacionais.
???Como integrante do poder público local, estarei atento a todas as iniciativas que poderão ser implementadas na nossa cidade. Não tenho dúvidas de que as experiências vividas emAmericana serão compartilhadas com os participantes de outros países e deverão contribuir na solução dos problemas e desenvolvimento de cidades do outro lado do mundo???, complementa.
Membro do conselho diretor da Ocesp no ramo habitacional, Kim terá suas despesas do curso em Roma, e parte de sua estadia, custeadas pela entidade. Demais gastos como transporte, alimentação fora da universidade e hospedagem na França e Espanha serão custeadas pelo próprio vereador.