A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou a instalação de 66 novas câmeras de segurança no Município, equipamentos que reforçam o sistema de videomonitoramento. Ao todo a cidade terá 75 equipamentos de última tecnologia espalhados por diversos pontos, auxiliando no trabalho da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
Os equipamentos vão monitorar ao vivo as movimentações nas vias de principais fluxo e os eixos comerciais, sendo integrados ao sistema de videomonitoramento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Os novos equipamentos são instalados na área central, zona leste, parques, praças e distritos industriais.
“Santa Bárbara d’Oeste dá um grande passo com o videomonitoramento voltado à segurança pública. Na primeira etapa, em 2013, instalamos câmeras nas principais entradas e saídas do Município e agora a ação é dentro da cidade, nos principais eixos de desenvolvimento de comércio e principais vias de fluxo”, explicou o prefeito Denis Andia.
As câmeras resultarão em um importante trabalho de monitoramento, com o objetivo de evitar ocorrências e proporcionar maior tranquilidade ao cidadão. “Santa Bárbara passa a integrar um grupo seleto de cidades onde o monitoramento tecnológico e outros investimentos que fizemos na área de segurança chegam a um patamar com robustez”, completou Denis. “As câmeras auxiliarão no policiamento preventivo e também na polícia investigativa, fazendo portanto com que menos atos ilícitos ocorram e mais infratores possam ser identificados”, acrescentou o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil.
Uma das cidades mais seguras para se viver!
Santa Bárbara d´Oeste é uma das cidades mais seguras para se viver conforme estudos divulgados em 2019. O Município é o 6º mais seguro do Estado de São Paulo, conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo / Instituto Sou da Paz, responsável pelo IECV – Índice de Exposição à Criminalidade Violenta e está entre os 20 Municípios mais pacíficos do País de acordo com o Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.