O Procon de Nova Odessa deflagrou nesta sexta-feira (22) a operação Black Friday. Nos próximos dias, o diretor do órgão, o advogado José Pereira, vai percorrer lojas do município para verificar se as promoções estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
“Na Black Friday, são muito comuns irregularidades como falta de informação clara sobre o preço real e o desconto oferecido, além de inadequação na informação de preços e descumprimento de ofertas anunciadas. Vamos visitar as lojas que aderirem à promoção para dar orientações, verificar se está tudo correto e se a legislação do consumidor está sendo respeitada”, afirmou o diretor do órgão novaodessense.
José Pereira alerta os consumidores a ficarem atentos e compararem os preços anunciados como promocionais com os valores praticados antes da promoção. “Muitas vezes, os preços são maquiados para parecerem tentadores, mas na verdade não são. As táticas para ludibriar os compradores são diversas, como dobrar o valor do produto na véspera e aplicar desconto de 50% na promoção”, explicou o responsável pelo Procon.
Realizada anualmente no Brasil desde 2010, a promoção ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. Este ano, tem 29 de novembro como referência, mas já pode ser encontrada em uma série de lojas físicas e, principalmente, virtuais.
DENUNCIE. Quem tiver dúvidas ou denúncias sobre a Black Friday pode se dirigir à sede do Procon, que funciona no prédio do Fórum, na Avenida João Pessoa, 1.300. O órgão funciona de segunda a sexta e atende por telefone (3476-3261), das 8h às 11h; e pessoalmente, das 11h às 16h. O número do “WhatsApp Denúncia” é 19 99978-9631. Por meio do aplicativo, o consumidor pode denunciar irregularidades, enviando mensagens de texto, áudio e vídeos.
Para mais informações sobre o serviço, acesse o site http://www.procon.sp.gov.br e acompanhe as ações o Procon no Facebook, Instagram (@proconnovaodessa), Twitter (@proconovaodessa) e no YouTube (TV Procon Nova Odessa).