Novas marcas já estão se atentando à mudança no comportamento do consumidor. Cada vez mais a experiência do consumo é levada em consideração pelas pessoas, que exigem muito mais do que produtos de qualidade e preços baixos.
A identificação com os valores que a marca prega é um fator decisivo para conquistar o público que se deseja, e fazê-lo recomendar aquela empresa a outras pessoas. Fidelizar e tornar clientes em verdadeiros promotores, não é uma tarefa fácil e requer estratégia.
Tendo isso em vista, empresários passam a se preocupar mais em como seduzir seu público, planejar seus negócios sob valores morais e posicionamentos políticos e investir em soluções para o público-alvo.
Missão, Visão e Valores Os fundadores de uma empresa precisam definir esses pontos para passar uma mensagem única e alinhada entre todos. A personalidade da marca vai gerar o reconhecimento e identificação de seu público-alvo.
O que sua marca veio fazer no mundo? Por que ela existe, e quais mudanças pretende fazer? São perguntas que levam à resposta do que é a missão.
Já a visão é pensar no futuro, tanto para os clientes, quanto para o mercado; são os próximos passos em rumo a algum objetivo ou meta.
Os valores são o posicionamento e a essência da marca. Revelam o que é prioridade, exemplo de ética e conduta para ela.
Posicionamento da marca perante questões sociaisEstar alinhado ao seu público é ter os mesmos interesses que ele. Ter as mesmas preocupações e visões de mundo gera uma conexão importante entre ambas as partes.
A sustentabilidade, por exemplo, tem se tornado assunto de primeira importância e uma das principais preocupações das empresas hoje. Dificilmente algum consumidor não se identificaria com essa causa.
Antes de realizar uma compra, muito mais do que se interessar apenas pelo produto, as pessoas querem saber o que a marca tem para entregar como contribuição social e qual bem ela pode fazer ao mundo.
Estratégia de humanizaçãoA experiência que se oferece durante a compra está muito atrelada ao relacionamento que se construiu entre ambas as partes.
Lembre-se de que o ser humano tem desejos, problemas e expectativas. Na medida em que os consumidores se sentem compreendidos, a confiança entre eles e a marca se estabelece.
Se algum erro acontecer que possa prejudicar essa relação, as melhores soluções para o público-alvo é assumir e propor uma forma de compensar, seja oferecendo algum benefício, ou mesmo passando uma mensagem sincera de desculpas.
Canal aberto para ouvir críticas e sugestõesUtilize as redes sociais para ouvir as pessoas e mostrar presença. Imagine ganhar um elogio na página do Facebook e não comentar nada a respeito?
Ter um CRM (Customer Relationship Management, ou, em tradução livre, Gestão de Relacionamento com o Cliente) ativo garante que cada conversa que se inicia tenha uma atenção personalizada. Estabelecer um diálogo e mostrar que se importa com a opinião de quem compra de você, não só fideliza, mas empodera o cliente.
Crie uma identidade verbal para que todos os envolvidos com a marca possam falar a mesma língua, utilizando um padrão feito desde o planejamento.
Canais de comunicação para mostrar o quanto uma marca é relevante e preocupada em entregar além do básico não faltam. O segredo é ser, e não só aparentar ser. Os consumidores sabem.