Foi preso na noite deste domingo o autor do crime que chocou Americana na manhã do mesmo dia. José Maurício da Silva é acusado de matar a esposa a facadas- feminicídio. Ele foi capturado depois de se esconder durante todo o dia em uma mata próxima da casa onde aconteceu o crime.
Joice Aparecida Porto foi morta com facadas dadas por ele após uma briga. De acordo com o GMs Salvato da equipe de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da GAMA, o próprio autor fez uma ligação por volta das 19h30, uma ligação do próprio autor informando que queria se entregar. Ele estaria na rua Projetada esquina com a Rua das Petulias no Jardim dos Lírios, bairro onde o casal morava.
Ao chegar no local a equipe avistou o homem que durante a abordagem, confessou e informou ainda que se escondeu durante todo o tempo em uma mata próxima da casa, populares chegaram a ir até o local, e segundo ele, não o localizaram.
O acusado apresentava um ferimento na cabeça devido a agressões sofridas pelos familiares da vítima, logo após cometer o crime, ele foi conduzido ao hospital municipal para atendimento médico e depois foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária, segundo os GCMs, ele demonstrava arrependimento porém temia represálias, a arma, segundo José que ja possui passagens por tráfico de drogas foi dispensada e não foi localizada até o momento.
Durante todo o dia familiares, amigos e vizinhos fizeram apelo nas redes sociais em busca de informações que levassem a prisão de José, equipes da PM, Guarda Municipal e da Polícia civil realizaram buscas durante todo dia para tentar localizar o acusado.
Devido a repercussão do caso e a iminência de tentativa de linchamento, ele foi recolhido imediatamente ao centro de detenção de Sumaré, onde permanecerá preso.