A Prefeitura de Campinas assinou hoje (13) convênio com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ???Viver sem Limite???, do Governo Federal, para promover a tecnologia assistiva. Na cidade o programa terá como primeiro parceiro o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação.
Neste momento a instituição, que já tem um projeto com a Informática de Municípios Associados (IMA) – empresa de economia mista que tem como principal acionista a Prefeitura Municipal de Campinas -, fará o mapeamento demográfico sobre as necessidades da população com deficiência na cidade para saber onde é preciso colocar os equipamentos e como eles serão disponibilizados à essa população.
LEIA MAIS – Diego empossado conselheiro do PCJ
O presidente da Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, vereador Paulo Búfalo (PSOL), se comprometeu, em nome do legislativo, a fechar um compromisso com o projeto no que diz respeito à adequar as leis.
Lançado em 17 de novembro de 2011, o Plano Nacional dos Direitos da pessoa com Deficiência ??? Viver sem Limite, prevê ações coordenadas do Governo Federal com os estados e municípios na busca da equiparação de oportunidades para que a deficiência não seja usada como impedimento à realização dos sonhos e dos projetos.