Devido a falta da CND (Certidão Negativa de Débito) e uma dívida com o Fundo de Desenvolvimento no valor de R$ 147.607,98, Sumaré estava impedida de receber as verbas destinadas à cidade. Com o parcelamento da dívida em 24 vezes e aprovação do pedido de quitação do débito pelos membros do CD-RMC, Sumaré volta a receber recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas).

Uma parte da verba será utilizada na Revirada Cultural, mediante projeto que será apresentado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura. O valor da verba será de R$ 60.000,00 conforme última reunião do Fundo, realizada em Cosmópolis. O superintendente de Cultura de Sumaré Anésio Lanati Júnior participou.

Pela primeira vez em Sumaré, o projeto Re-Virada Cultural Regional nasceu a partir de discussões na Câmara Temática de Cultura da RMC e foi aprovado pelo Conselho, tendo sua primeira edição em 2010. Sua realização visa promover o intercâmbio cultural entre os 19 municípios, oferecendo ao
público atrações gratuitas como apresentações musicais, teatrais e de performances, como improviso, dança, entre outras opções.
   
O valor será administrado pelas prefeituras para as despesas com alimentação dos artistas, a locação e montagem de estrutura do palco e dos sistemas de som, de iluminação e de transporte. Também é  responsabilidade de cada município a divulgação do evento, a infra-estrutura dos locais das atrações, como sanitários químicos, limpeza, geradores e materiais para oficinas.