Começou, nesta segunda-feira (25), a retirada de parte das antigas torres de alta tensão na região do bairro Jardim dos Lírios. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura de Americana está acompanhando o trabalho, realizado por empresa contratada pelo Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A remoção dos isoladores e cabos de energia das torres já foi feita na Rua Florindo Cibin, cruzamento com a Avenida Brasil, na Avenida Raphael Vitta, trecho do bairro Vila Jones, na região Jardim dos Lírios e Parque das Nações. Os serviços deverão ser concluídos até o dia 8 de novembro.

A Prefeitura obteve, em 5 de fevereiro, uma liminar favorável em ação que movia contra o DNIT, que tramitava na Primeira Vara Federal de Americana. A questão da remoção vinha sendo tratada junto ao Ministério Público Estadual há alguns anos, com o objetivo de evitar acidentes, pois as torres são antigas e estão localizadas em locais de grande circulação de pessoas, próximas à residências e comércios.

Na ação, a Administração Municipal solicitou a tutela antecipada para a retirada das 49 torres de energia da rede ferroviária espalhadas pela cidade, que eram utilizadas pela antiga Fepasa (Ferrovia Paulista SA).