O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SHDU) da Prefeitura de Americana, Luiz Carlos Cezaretto, divulgou um balanço das principais ações realizadas pela pasta em 2021. A implantação de 10 mil lâmpadas Led, entrega de unidades habitacionais, doação das casas da Rua Dom Pedro e adesão ao Programa Vida Longa para idosos foram destaques.
“Temos muito o que agradecer neste ano de 2021, apesar de todas as dificuldades e desafios, tivemos muitas conquistas em prol da população, com a determinação e apoio do prefeito Chico Sardelli. Em 2022, vamos continuar em busca de melhorias e projetos para contemplar a área habitacional do município”, disse Cezaretto.
As principais ações foram:
– Adesão ao Programa Vida Longa, do governo estadual, destinado a idosos em situação de vulnerabilidade. Construção de 28 casas, totalizando investimento de R$ 4,8 milhões.
– Entrega do Residencial Inaê, Jardimda Balsa, que beneficiou 256 famílias.
– Parceria entre CPFL e Prefeitura Municipal de Americana, através da Secretaria de Habitação, na substituição de lâmpadas incandescentes, por lâmpadas Led, proporcionando economia e preservação do meio ambiente. Mais de 2400 famílias foram contempladas e 10 mil lâmpadas foram substituídas.
Bairros contemplados até o momento: Mário Covas II e III, Jardim da Paz, São Jerônimo, Parque da Liberdade, Jardim Nossa Senhora aparecida (região do Zanaga), Praia Azul, Vila Bela e Vale das Nogueiras.
– Entrega de 125 unidades habitacionais do Residencial Solar das Flores, no Jardim Boer, num total de 311.
– Realização de dois mutirões de atendimento da CDHU (7/08 e 11/09) para atender os mutuários dos Conjuntos Habitacionais Mário Covas e Parque da Liberdade esclarecendo dúvidas, renegociações, regularização de documentos, entre outros.
– Depois de 35 anos de espera, finalmente foi finalizado o processo de doação das casas da Rua Dom Pedro, antiga Vila Ferroviária, que beneficiou 9 famílias. A doação foi viabilizada por parte da União, através de sua Superintendência em São Paulo.
– Regularização de Plantas Moradia Econômica. O município fornece o projeto, o proprietário executa a obra com acompanhamento técnico da SHDU, sem nenhum custo.
– Entrega de escrituras da CDHU para o Residencial Mário Covas.
– Cadastramento das famílias com demarcação numérica das submoradias da Ocupação Zincão. Trabalho feito em parceria com a Saúde, Associação de Bairros e a comunidade.
– Acompanhamento e administração de ocupações clandestinas (invasão em áreas públicas).
– Administração e controle de Aluguel Social. É direcionado para famílias em situação de vulnerabilidade, após passar por triagem e relatório socioeconômico.
– Cadastramento de quatro casas da Rua Capitão Correa Pacheco, pertencentes à União e ocupadas por ex-funcionários da Fepasa.
– Levantamento de áreas no município que pertençam à União Federal para implantação de projetos.
– Em fase de aprovação de novos projetos de empreendimentos do Programa HIS (habitação de Interesse Social), pelas Construtoras Múltipla Engenharia e Labutare.