Risco de colisões com veículos, ruas esburacadas, ciclovias insuficientes e cruzamentos arriscados, problemas que afligem diariamente ciclistas nas grandes cidades do Brasil e na nossa região, são perigos comuns em Londres, cidade que há vários anos tenta viabilizar a bicicleta como alternativa real de transporte.
Nos últimos 10 anos, o volume de bicicletas na cidade aumentou mais de 150%. Hoje, cerca de 300 mil ciclistas circulam pelas ruas de Londres diariamente.
Os investimentos da prefeitura para tornar as vias londrinas mais seguras e atraentes para ciclistas aumentaram de dois milhões de libras em 2001 (R$ 6 milhões) para 100 milhões de libras (R$ 300 milhões) este ano, mas grupos cicloativistas defendem que ainda há muito a fazer para que o veículo sobre duas rodas seja a opção de transporte preferido dos londrinos.
O grupo London Cycling Campaign (LCC), que tem quase 12 mil membros e há 30 anos milita para aumentar a popularidade da bicicleta e a segurança dos ciclistas, reconhece que o número de acidentes com mortes caiu 20% nos últimos 10 anos, apesar do considerável aumento no número de bicicletas nas ruas no mesmo período.