(Reuters) – O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou forte desaceleração na primeira prévia de maio em relação ao mesmo período de abril em meio à queda dos preços no atacado, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

O indicador apurou alta de 0,03 por cento ante elevação de 0,42 por cento no mesmo período de abril. O índice também mostrou desaceleração em relação ao fechamento de abril, quando houve alta de 0,15 por cento do IGP-M. Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel.

A primeira prévia do IGP-M calcula as variações de preços no intervalo entre os dias 21 e 30 do mês de abril. O nível alto de inflação vem causando preocupações tanto no governo quanto entre analistas, uma vez que ocorre num momento de fragilidade da recuperação econômica. Mesmo assim, o Banco Central iniciou mais um ciclo de aperto monetário no mês passado.

Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou a alta ao subir 0,55 por cento, acima da expectativa do mercado.