Pesquisa do Instituto Datafolha indica que os paulistas devem levar para o segundo turno o candidato do PT, Fernando Haddad, e o candidato do presidente Bolsonaro. Haddad tem 41% das intenções de votos válidos para o governo de São Paulo e lidera a disputa a três dias da votação. Em segundo aparece Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%.

O governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputa a reeleição, tem 22% na pesquisa encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, divulgada nesta quinta-feira (29). A evolução dos votos válidos mostra Haddad em queda gradual ao longo da campanha. No início da disputa, quando era o único conhecido por mais da metade do eleitorado, o petista tinha 52% dos votos válidos. Enquanto isso, a candidatura de Tarcísio registrou avanço constante, ainda que com oscilações dentro da margem de erro: tinha 21% dos válidos em meados de agosto.

À frente do governo paulista desde março deste ano, Rodrigo aparecia com 15% das intenções de votos válidos em agosto. Considerando os votos totais, que incluem votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Haddad tem 35% (tinha 34% na pesquisa anterior), Tarcísio passou de 23% para 26% e Rodrigo, de 19% para 18%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, 39% dos eleitores se dizem indecisos. Este alto percentual de indecisos reforça o quadro de indefinição na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, da mesma forma que a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado oficial das eleições.

Foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 85 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07547/2022.