O resultado das urnas em Americana no último domingo deixou o prefeito Chico Sardelli (PV) em situação mais confortável ao menos no campo de sua base. Segunda colocada nas eleições de 2020 com 29 mil votos, Giovana Fortunato (PDT) teve pouco mais de 15 mil votos no primeiro turno. Seu concorrente Dênis Andia (MDB) foi apoiado pelo correligionário Omar Najar e ficou 14.9 mil votos. Nenhum dos dois foi eleito, mas Andia ficou como 2o suplente.

 

O tucano Vanderlei Macris perdeu o mandato e ainda viu seu candidato ao governo do Estado ficar de fora do segundo turno.

 

  • Maria Giovana (PDT): 15251 votos (11,85%)
  • Denis Andia (MDB): 14958 votos (11,62%)
  • Vanderlei Macris (PSDB): 13839 votos (10,75%)

 

OMAR E MOLINA- O ex-prefeito Omar é o concorrente mais forte que Sardelli pode enfrentar em 2024. ‘Padrinho’ de Sardelli em 2020 e hoje mais afim de voltar à disputa, Omar deu um bom ‘bocado’ de votos a Andia, mas não conseguiu fazer com que se elegesse. Um novo coringa surgiu na cidade. O empresário Ricardo Molina (Rep) foi o mais votado para deputado e tende a ganhar força caso seu candidato, Tarcísio de Freitas, seja eleito governador no segundo turno.