O Atlético-MG passou apuros nesta quinta-feira no Estádio Caliente, no México, mas reagiu a tempo e arrancou um interessante empate por 2 a 2 com o Tijuana, pela ida das quartas de final da Copa Libertadores da América. Agora, o time mineiro pode até empatar por 0 a 0 ou por 1 a 1 na Arena Independência, na próxima semana, para avançar à semi do torneio continental.
Confortável em casa e bem acostumado à grama sintética, o Tijuana começou a partida com um ímpeto ofensivo muito forte. A equipe mexicana quase abriu o placar aos 13min com o atacante Moreno obrigando Victor fez boa defesa, mas conseguiu balançar a rede aos 32min: Riascos recebeu ótimo passe de calcanhar de Moreno dentro da área e bateu no canto direito do goleiro.
Os mexicanos continuaram insistindo em ampliar o marcador. Tirando proveito de sucessivas falhas de marcação da zaga brasileira, o segundo gol do Tijuana saiu aos 7min do segundo tempo: Moreno bateu cruzado, Victor se esticou para espalmar, mas o rebote caiu no pé de Martínez, que tocou para dentro e deixou a situação atleticana bastante complicada.
Mas o segundo gol do Tijuana acordou o Atlético-MG, que só então passou a comandar as ações ofensivas no Estádio Caliente. A equipe brasileira descontou aos 20min com Diego Tardelli, aproveitando bola mal cortada por Arce após escanteio cobrado por Ronaldinho.
A defesa do Tijuana voltou a se atrapalhar aos 46min: Diego Tardelli lançou Luan, o zagueiro Gandolfi furou na tentativa de afastar e Luan ficou cara a cara com Saucedo, tocando na saída do goleiro da equipe mexicano e tornando a situação do Atlético-MG mais confortável ainda para a segunda partida.
As duas equipes voltarão a se enfrentar na próxima quinta-feira, em Belo Horizonte, às 22h (de Brasília). O Atlético-MG se classifica com empates por zero ou um gol, ou então qualquer vitória simples. Qualquer igualdade por três gols ou mais dá a classificação para os mexicanos.