A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede ao Poder Executivo estudos para instalação de bueiros inteligentes no município.
A parlamentar destaca que no ano passado protocolou um requerimento solicitando o mesmo estudo devido aos vários pontos de alagamentos na cidade. “Em resposta, a Defesa Civil informou que o município possui áreas de alto risco de inundação como a Rua Carioba e Rua Diogo de Faria. Além disso, a secretaria de Obras informou que na época não havia estudos que possibilitassem a instalação dos bueiros”, aponta.
De acordo com a autora, os bueiros inteligentes são de grande importância pois possuem uma espécie de filtro que permite a passagem da água, mas retêm o material sólido, evitando que sujeiras e dejetos caiam na rede pluvial e causem entupimento.
“Em alguns casos, pode haver um equipamento eletrônico instalado no filtro do bueiro inteligente que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade, permitindo a limpeza e desobstrução. O objetivo da instalação desses bueiros inteligentes é evitar o entupimento da rede pluvial, que provoca inundação e enchentes”, frisa Nathália.
A vereadora menciona que há duas leis municipais que tratam do tema. A lei 5.228/2011, que dispõe sobre de instalação de grades de proteção em bocas coletoras de águas pluviais, e a lei 6.350/2019, que autoriza a implantação do programa Bueiro Ecológico, como forma de prevenção às enchentes e alagamentos.
No requerimento, Nathália questiona se o Poder Executivo possui estudos para implantação de bueiros inteligentes no município e se houve algum tipo de investimento nesse ano de 2022 visando a diminuição da incidência de inundações nos pontos de risco de alagamento.
O requerimento foi aprovado em sessão ordinária e encaminhado à prefeitura para resposta.