O preço da carne suína se manteve estável (-0,01%) em novembro e a carne bovina registrou aumento de 0,22%. Os cereais apresentaram tendência de deflação em novembro, com a redução de 0,23% nos preços ao consumidor final. O feijão, item básico da alimentação do brasileiro, teve queda de 2,58%. Apesar dessa redução, o feijão ainda acumula alta nos últimos 12 meses de 14,84%.
Industrializados
Os produtos industrializados também sofreram alta em novembro de 0,30%, puxados pelo aumento do preço de itens como biscoitos e salgadinhos (1,30%), massa, farinha e féculas (1,27%), enlatados em conserva (1,12%), doces (1,01%) e panificados (1,0%).
No acumulado dos 12 meses encerrados em novembro, o grupo registrou inflação de 17,94%, impulsionado pela alta de preços do café, achocolatados em pó e chás (28,73%), massas, farinhas e féculas (25,98%) e derivados de leite (25,18%).
Os produtos industrializados beneficiados com queda preço foram os derivados de carne e de leite, com deflação de 1,34%% e 0,56%, respetivamente.
Bebidas
Os jogos da Copa do Mundo e a chegada das festas de final de ano impulsionaram a inflação das bebidas alcoólicas no mês de novembro, com o aumento de 0,92%, e de 9,35% nos últimos 12 meses. Itens como a champanhe (3,42%) e a cerveja (1,23%) apresentaram maiores altas do mês.
As bebidas não alcoólicas, registraram queda de preços em novembro de -0,92%, totalizando alta de 10,80% no acumulado em 12 meses. A queda foi impulsionada pela redução de -1,56% no preço dos refrigerantes aos consumidores paulistas em novembro.
Limpeza, higiene e beleza
Os produtos de limpeza continuaram a inflacionar em novembro, com o aumento de preços de 1,88%. A alta chega a 24,84% no acumulado de 12 meses. O produto que mais encareceu foi o sabão em pó, que subiu 3,23% em novembro e 32,83% nos últimos 12 meses.
Artigos de higiene e beleza aumentaram 0,36% em novembro e 17,83% nos últimos 12 meses. A alta está relacionada à elevação no preço do sabonete, de 1,29% no mês e de 40,44% no acumulado.
Nota Metodológica
O Índice de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo. O Índice de Preços dos Supermercados é composto por 225 itens pesquisados mensalmente em 6 categorias: i) Semielaborados (Carnes Bovinas, Carnes Suínas, Aves, Pescados, Leite, Cereais); ii) Industrializados (Derivados do Leite, Derivados da Carne, Panificados, Café, Achocolatado em Pó e Chás, Adoçantes, Doces, Biscoitos e Salgadinhos, Óleos, Massas, Farinha e Féculas, Condimentos e Sopa, Enlatados e Conservas, Alimentos prontos,); iii) Produto In Natura (Frutas, Legumes, Tubérculos, Ovos, Verduras); iv) Bebidas (Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas); v) Artigos de Limpeza; vi) Artigos de Higiene e Beleza. Assim, o IPS se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos. No que diz respeito à indústria, de maneira análoga, possibilita a tomada de decisão com relação a preços e custos dos produtos destinados aos supermercados. Ao mercado e aos consumidores é útil para a análise da variação de preços ao longo do tempo possibilitando o acompanhamento da evolução dos custos ao consumidor do setor supermercadista.
Sobre a APAS – Com 51 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.