Denílson comenta jogos do Paulistão no YouTube

Esporte,

Denílson comenta jogos do Paulistão no YouTube

2 de fevereiro de 2023

Especialista em Paulistão, o pentacampeão Denílson

vai comentar os jogos nas transmissões do YouTube. O principal destaque do Jogo Aberto, da Band,  um dos maiores comentaristas do país e grande nome da Copa do Mundo na Cazé TV, estreia sábado. Ele participa do clássico entre Palmeiras x Santos, que vai ser realizado no Morumbi, às 18h30. A transmissão começa às 17h30.

Denílson chega para compor um time de transmissões formado pelos narradores Luisinho e Chico Pedrotti, os comentaristas Milene Domingues, Souza e Jakson Follmann e a equipe do gramado com Alê Xavier, André Hernan, Jordana Araújo, Bianca Molina e Jackson Pinheiro.

As transmissões do Paulistão no YouTube, desde a temporada passada, atingem média de mais de 1,2 milhão de aparelhos conectados simultaneamente. Além disso, conta com o envolvimento dos criadores de conteúdo da plataforma e de ferramentas específicas para quem assiste à competição. Há enquetes que são definidas na hora, com a ajuda dos torcedores no chat, participação de criadores ao vivo no gramado, três opções de canais de áudio, incluindo o audiodescritivo lançado neste ano, estatísticas durante o jogo todo, câmeras exclusivas, imagens aéreas e também em ambientes internos e externos dos estádios.

Denílson comenta jogos do Paulistão no YouTube

Denílson comenta jogos do Paulistão no YouTube

Confira abaixo as partidas confirmadas no YouTube até o momento:

  • 04/02 Palmeiras x  Santos

Início da transmissão: 17h30 / Início da partida: 18h30

  • 09/02 Palmeiras  x  Inter de Limeira

Início da transmissão: 18h30 / Início da partida: 19h30

  • 12/02 Água Santa x Palmeiras

Início da transmissão: 10h / Início da partida: 11h

  • 16/02 Santo André  x  Santos

Início da transmissão: 18h30 / Início da partida: 19h30

  • 18/02 São Bento x  São Paulo

Início da transmissão: 17h30 / Início da partida: 18h30

  • 25/02 São Paulo x  São Bernardo

Início da transmissão: 17h30 / Início da partida: 18h30

  • 03/05 Corinthians x  Santo André

Início da transmissão: 15h / Início da partida: 15h

Copinha 23- Quem será o novo Endrick?

Emoções dos torcedores fanáticos vira evidência científica em livro que será lançado no Museu do Futebol no próximo dia 11 

Obra “Fisiologia das Emoções no Futebol” é de autoria das pesquisadoras da Unicamp Heloísa Reis e Aline Colares; evento também contará com a presença do sociólogo e cofundador da Anatorg – Associação Nacional de Torcidas Organizadas, Alex Minduín

O Museu do Futebol, um dos principais ícones da história do esporte na capital paulista, será palco, no próximo dia 11 de fevereiro, do lançamento do livro “Fisiologia das Emoções no Futebol”, das pesquisadoras Aline Colares e Heloísa Reis, ligadas à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento, que acontece a partir das 14h, também contará com a presença do sociólogo e cofundador da Anatorg – Associação Nacional de Torcidas Organizadas, Alex Minduín.

A obra apresenta um estudo inédito que detalha as reações do organismo de torcedores fanáticos durante partidas de futebol. As autoras avaliaram cientificamente as emoções durante dois jogos do Corinthians – um dos mais importantes clubes de futebol do país – medindo marcadores bioquímicos associados a sinalização emocional em diferentes situações: ver o time fazer um gol, perder uma chance de gol, sofrer um gol, além da vitória ou derrota.

Segundo Aline Colares, o engate entre a sociologia e a fisiologia do esporte se estabelece quando a experiência emocional dos torcedores na hora da partida é agregada a uma análise dos marcadores bioquímicos (cortisol e glicose) e hemodinâmicos (pressão arterial e frequência cardíaca) para as investigações da trilha emocional impressa no corpo pelo ato de torcer pelo seu time.

“É a primeira vez que a impressão biológica das emoções desencadeadas pela vivência esportiva é destacada como evidência científica e como objeto de estudo da educação física”, ressalta.

Durante o estudo, que aconteceu entre 2016 e 2019, as pesquisadoras analisaram mais de 117 mil batimentos cardíacos, dezenas de coletas de sangue e cortisol salivar, respostas para o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e Inventário de Depressão de Beck (BDI), além das avaliações dos resultados de acompanhamento de pressão arterial dos participantes em três situações diferentes: dia rotineiro, dia de jogo de final de campeonato, e dia de jogo no meio do torneio, sem caráter decisivo.

“Conseguimos enxergar, por exemplo, que em um dia de disputa de final de campeonato, os fanáticos por futebol já acordam com seus níveis de cortisol mais elevados. Outro fato curioso é que, apenas pela análise dos níveis de cortisol e frequência cardíaca, é possível deduzir o que está acontecendo no jogo: uma chance de gol perdida, uma defesa de pênalti, uma derrota, e até se a partida já chegou ao fim”, explica.

Quem for ao evento em São Paulo terá a oportunidade de dialogar com as autoras sobre os detalhes da pesquisa inédita realizada no Brasil. O convidado especial, Alex Minduín, fará parte do bate-papo, trazendo a visão dos torcedores para o evento. A participação no lançamento do livro é totalmente gratuita.

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento

Gostou? Compartilhe!