Martinho da Vila é um dos importantes sambistas
cantores e compositores da música popular brasileira. Com 446 obras musicais e 939 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil, o artista completa 85 anos, neste domingo, dia 12. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um estudo sobre suas canções que mais tocaram no Brasil nos últimos cinco anos e as mais regravadas até agora.
No ranking das mais tocadas, “Madalena do Jucu”, música de Martinho em parceria com a Associação das Bandas de Congo da Serra, ficou na liderança. Já entre as mais regravadas, “Disritmia”, ficou em primeiro lugar. A intérprete que mais participou de gravações de músicas de autoria de Martinho da Vila até agora foi Mart’nália, filha do artista, que é cantora e compositora.
Martinho da Vila é o apelido de Martinho José Ferreira e surgiu em razão do amor por sua escola de samba do coração, Unidos de Vila Isabel. Nos últimos cinco anos, o artista teve seus rendimentos em direitos autorais de execução pública provenientes dos segmentos de TV’s, Música ao vivo e Shows, que representaram mais de 60% do que foi destinado a ele.
Ranking das músicas de autoria de Martinho da Vila mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina)
| Posição | Música | Autores |
| 1 | Madalena do Jucu | Associação das Bandas de Congo da Serra / Martinho da Vila |
| 2 | Ex-amor | Martinho |
| 3 | Disritmia | Martinho |
| 4 | Canta canta minha gente | Martinho |
| 5 | Casa de bamba | Martinho |
| 6 | Quem é do mar não enjoa | Martinho |
| 7 | Roda ciranda | Martinho |
| 8
|
Pequeno burguês | Martinho |
| A vila canta o Brasil celeiro do mundo água no feijão que chegou mais um | Andre Diniz / Arlindo Cruz / Tunico / Leonel / Martinho | |
| 9 | Renascer das cinzas | Martinho |
| 10 | Segure tudo | Martinho |
Carnaval DuzEnta: inscrições para blocos

Martinho da Vila comemora 85 anos
Músicas de autoria de Martinho da Vila mais regravadas
| Posição | Música | Autores |
| 1 | Disritmia | Martinho |
| 2 | Canta canta minha gente | Martinho |
| 3 | Casa de bamba | Martinho |
| 4 | Ex-amor | Martinho |
| 5 | Madalena do Jucu | Associação das Bandas de Congo da Serra / Martinho |
| 6 | Pequeno burguês | Martinho |
| Último desejo | Noel Rosa / Rildo Hora / Martinho | |
| 7 | Odilê odilá | João Bosco / Martinho |
| 8 | Renascer das cinzas | Martinho |
| Sonho de um sonho | Rodolpho da Vila / Tião Graúna / Martinho d | |
| 9 | Meu laia raiá | Martinho |
| Segure tudo | Martinho | |
| 10 | Amor não é brinquedo | Candeia / Martinho |
| Pra que dinheiro | Martinho |