Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, o deputado estadual Chico Sardelli (PT) discutiu nesta quarta-feira, em reunião na Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte do Estado de São Paulo), a isenção de pagamento de pedágio para viaturas das Guardas Municipais.

???Mesmo se estiverem em uma ocorrência, perseguindo bandidos, as viaturas das Guardas são obrigadas a parar no pedágio e pagar a tarifa. Essa é uma situação que precisa ser revista com urgência???, comentou Sardelli.

O diretor da Artesp assumiu o compromisso de, em conjunto com a Frente Parlamentar, levantar as demandas junto às Guardas Municipais do Estado para elaboração de estudo de impacto financeiro da proposta. Com esses dados, será apresentado o custo operacional ao governador Geraldo Alckmin para análise da possibilidade de financiamento pelo Estado dessa diferença contratual.

Também foi levantada a questão das próprias concessionárias poderem conceder a isenção, sem custo para o governo, ou a implantação de um sistema de cotas a serem fornecidas aos municípios para viaturas das GCMs.

O diretor de Operações, Giovanni Pengue Filho, e o assessor parlamentar da Diretoria Geral da Artesp, Mauriti de Oliveira, ouviram as colocações dos representantes das GCMs. O presidente da Abraguardas (Associação Brasileira de Guardas Municipais), Ezequiel Edson Faria, também participou da audiência.