O Núcleo de Educação Continuada da Diretoria de Vigilâncias em Saúde da Prefeitura de Nova Odessa mantém desde o início do ano um intenso cronograma de palestras e ações de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nos últimos dias, a equipe esteve em duas escolas e uma paróquia da cidade, falando sobre a dengue. Na terça-feira (18), as servidoras Meria Brito e Katia Ferrari estiveram na APAE, no Colégio Biocêntrico no dia 20 e na Paróquia São Jorge no dia 22. No total, tais palestras tiveram um público de aproximadamente 340 pessoas, entre alunos, colaboradores e o público da igreja.

“Durante os encontros, foram promovidas palestras educativas sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e sobre as doenças que ele transmite, debates e dinâmicas interativas para engajar os alunos na prevenção, através da utilização de maquetes e vídeos educativos, além da distribuição de panfletos sobre o tema”, explicou a diretora de Saúde do Município, Joseane Gomes. “A proposta da Saúde Municipal é que as informações sejam multiplicadas por toda a comunidade, contribuindo desta forma por uma cidade mais consciente e protegida contra o mosquito”, completou.

Segundo a diretora, um dos principais objetivos é “sensibilizar os alunos sobre a importância da rotina de cuidados para a prevenção da dengue, incentivando-os a manter seu ambiente limpo para se evitar a proliferação do mosquito, promovendo desta forma a saúde dentro de casa e na comunidade”.

Números na cidade

Nova Odessa registra 288 casos positivos de dengue entre os dias 1º de janeiro e 27 de março, sem óbitos confirmados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes. Nos três primeiros meses do ano passado (janeiro, fevereiro e março de 2024), eram 1.479 casos positivos. Em todo o ano passado, houve 4 óbitos por dengue na cidade, todos nos meses de abril e maio.

Sob a máxima de que “onde tem mosquito, tem dengue”, as equipes do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa continuam atuando diariamente contra o Aedes, cujos criadouros são encontrados majoritariamente no interior dos imóveis residenciais e comerciais – onde estão de 80% a 90% das larvas.

Além dos “arrastões extra” aos sábados, o Setor de Zoonoses atua diariamente, de segunda a sexta-feira, no trabalho de BCC (Busca Casa a Casa) em todas as regiões da cidade, vistoriando quintais, orientando moradores e recolhendo qualquer objeto que possa acumular água.

A Secretaria de Saúde também segue vacinando os adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, diariamente, e moradores de todas as idades contra a febre amarela. As vacinas estão disponíveis nas 7 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Nova Odessa. Ambas as vacinas protegem para a vida toda.

Todas estas ações e medidas previstas no Plano Municipal de Arboviroses 2025, que é acompanhado diariamente pela Sala de Situação da Saúde Municipal e pelo Comitê Intersetorial de Arboviroses – que monitora também a situação da febre amarela no Estado de São Paulo.