Caro Cidadão,

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96) diz que ???a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho???.
Dezessete anos decorridos desta legislação, temos trinta milhões de brasileiros analfabetos e uma evasão escolar que já ultrapassa os três milhões de jovens por ano. 47% de nossos universitários abandonam os bancos escolares.
O desperdício de recursos atesta a ineficácia do sistema e perpetua a desigualdade e a
exclusão.
Interpelamos o poder público, as universidades, as escolas, professores, estudantes, pais e a sociedade porque urge romper definitivamente com o fatalismo da reprodução do insucesso e realizar transformações fundamentadas e responsáveis em todo o sistema educacional.
Cremos que as comunidades escolares podem se transformar em espaços de humanização. O Brasil dispõe de produção científica, de educadores e de práticas que provam a possibilidade de uma escola que a todos acolha e dê, a cada um, condições de realização pessoal e social.

MUDAR A ESCOLA, MELHORAR A EDUCA????O: TRANSFORMAR UM PAÍS.

Medidas emergenciais para uma educação de qualidade!
1. Reestruturação da formação e da carreira do magistério;
2. Fortalecimento da liderança e da capacidade de gestão nas escolas;
3. Reforma da estrutura da escola e novos sistemas de ensino;
4. Reforma do Ensino Médio;
5. Criação de um currículo mínimo nacional e aperfeiçoamento das avaliações;(SNE)
6. Reforço das políticas de investimento.

O encontro acontece na Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste, dia 15, às 17h.