O vereador Capitão Crivelari (PSD) vai homenagear a educadora do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) Alba Valéria Silveira de Moraes com o Diploma de Honra ao Mérito ???Prof.ª Maria Nilde Mascelani???. Em cerimônia marcada para amanhã (quando é comemorado o Dia dos Professores), Crivelari concede a honraria à Alba, conhecida no PROERD como Soldado Valéria, pelos relevantes trabalhos que desenvolve com crianças e adolescentes em situação de risco no município de Americana. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
Soldado Valéria é a educadora mais antiga em atividade no PROERD de Americana. Para Crivelari, o diploma é uma forma de reconhecer tanto o empenho de Valéria, como o sucesso obtido pelo Programa, que há 21 anos atua diretamente na prevenção do uso de drogas por parte de crianças e adolescentes. ???Muitas vidas já foram poupadas graças a este vital trabalho desenvolvido por pessoas, como a Soldado Valéria, que incansavelmente se dedicam a educar nossos jovens no que tange aos riscos do envolvimento com drogas ilícitas???, afirmou.
Histórico
Nascida em Riolândia, na região de Votuporanga, no dia 8 de setembro de 1966, Alba mudou-se para Americana em 1985. Cinco anos depois, ingressou no Magistério em busca de realizar sua paixão em lecionar para crianças e adolescentes.
Em 1996, graças à iniciativa de uma amiga, resolveu prestar concurso para Policia Militar e, para sua surpresa, foi aprovada. Cinco anos depois, passou a trabalhar como educadora do PROERD.
Desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, o Programa é realizado em três frentes e abrange tanto os alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, como alunos da educação infantil (Proerd Kids), além de ter atividades voltadas aos pais das crianças e adolescentes envolvidos
.
O PROERD é pedagogicamente estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado que, além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua. Conforme explica Valéria, o PROERD tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida através de lições que destacam a importância de manter-se longe das drogas e da violência.
No município, Soldado Valéria aplica o PROERD nas escolas: Emef Darci Ribeiro, Caic Professor Silvino Chinellato, Escola Estadual Jardim Mario Covas, Escola Estadual Professora Maria José Mattos Gobbo, Escola Estadual Professora Antonieta Ghizini Lenhare, Escola Estadual Monselhor Maggi, Colégio Antares e Escola Estadual Prof.ª Olimpya Barth de Oliveira.