O prefeito Thiago Assis completou seu primeiro ano de governo frente à prefeitura de Monte Mor. Eleito em 2012 com ampla vantagem em relação ao candidato governista, o prefeito mantém seu prestígio popular, apesar das dificuldades. Seu antagônico é o ex-prefeito Rodrigo Maia, que busca driblar problemas judiciais para ser candidato a deputado e voltar a polarizar em pé de igualdade com Thiago.
As dívidas de Monte Mor sugam a capacidade de investimentos da prefeitura. A alternativa foi apostar em um trabalho político junto ao governo federal e o estadual. A cidade conquistou verbas federais para a construção de uma UPA, creches e ampliação da rede asfáltica. Quase a metade do município (40%) ainda não recebeu asfalto e, nos oito anos anteriores, não fora construída uma creche sequer, relatou à TV NM o secretário de Obras e Planejamento de Monte Mor, Vilson Amaral – homem forte da prefeitura junto ao governo federal.
A saúde é o principal desafio do município. O governo Maia teve de conviver com as notícias de que os montemorenses procuravam atendimento em Hortolândia por falta de estrutura em Monte Mor. Thiago Assis tenta reverter a situação e fechar as lacunas deixadas pelo seu antecessor. Revitalização de praças, viaturas para a GM, melhoria de problemas da infra-estrutura, foram as marcas visíveis de seu primeiro ano de governo.
Monte Mor busca alcançar um patamar de desenvolvimento parecido com o de Hortolândia. A proximidade com Viracopos ajuda e as boas relações do governo municipal com as esferas federais e estaduais colaboram na captação de recursos. O tempo dirá como as coisas vão se dar na prática.
?? cedo. Mas o primeiro ano de governo do prefeito Thiago Assis terminou com saldo positivo.