Foto acima foi a mais retuitada da história
A noite mais esperada do ano para a indústria cinematográfica reuniu neste domingo (2), em Los Angeles, atores, diretores e produtores no prêmio mais importante do cinema: o Oscar, que em 2014 chega em 86ª edição. A cerimônia foi realizada no Dolby Theatre e foi apresentada pela humorista Ellen Degeneres.
Na categoria mais esperada, 12 Anos de Escravidão superou Gravidade, Trapaça, O Lobo de Wall Street, Nebraska, Capitão Phillips, Clube de Compras Dallas, Philomena e Her na disputa pela estatueta de Melhor Filme. A apresentação do prêmio foi feita pelo ator Will Smith.
O diretor Steve McQueen foi apresentado por Brad Pitt, que também está no longa. Com a voz embargada, o cineasta agradeceu as pessoas envolvidas na produção do filme. “Me desculpem, mal consigo falar. Me deem mais um minuto. Todos merecem a chance não só de sobreviver, mas de viver. Dedico esse prêmio para todos que sofrem até hoje com a escravidão”, disse.
Aproveitando a onda prêmios em categorias técnicas de Gravidade, Alfonso Cuarón aumentou a soma como Melhor Diretor e fez um discurso muito emocionado. “Quero dividir isso com todos. Sandra Bullock, você é Gravidade. Você é uma das melhores pessoas que já conheci”, disse o cineasta.
Na categoria que fez os internautas se ouriçarem por Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street, Matthew McConaughey mostrou que sua atuação em Clube de Compras Dallas foi superior para os integrantes da Academia e levou o prêmio de Melhor Ator. “Obrigado aos outros indicados. Todas as performances foram impecáveis. Quero agradecer Jared Leto e Jennifer Garner. Quero agradecer a Deus, ele é quem me deu oportunidades e me mostrou que é cientifíco que a gratidão se multiplica.
O grande prêmio entre as atrizes foi para Cate Blanchett. “Sentem-se, vocês estão velhos para isso. Foi um ano extraordinário entre as mulheres. Amy Adams, você foi ótima em Trapaça. Obrigada por me colocar no filme Woody Allen”, disse a protagonista de Blue Jasmine. Cate ainda falou sobre a importância de filmes que possuem mulheres como centro das histórias e alfinetou a indústria: “As pessoas gostam de ver esses filmes e acreditem, eles dão dinheiro”.
A categoria de Melhor Ator Coadjuvante também tinha uma competição apertada, mas entregou a estatueta ao nome favorito: Jared Leto. “?? incrível. Estou orgulhoso de dividir essa jornada com vocês. Tenho muito respeito por vocês”, disse o ator de Clube de Compras Dallas, que fez um emocionado discurso citando sua mãe, irmão e lembrou das vítimas de conflitos recentes na Venezuela e Ucrânia.
Na categoria feminina, a estatueta foi para as mãos de Lupita Nyong???o, por sua emocionante atuação no filme 12 Anos de Escravidão. “Obrigada por esse reconhecimento. Quero relembrar o espírito daqueles que sofreram. Obrigado por me colocarem nesta posição. ?? a maior alegria da minha vida. Quando vejo essa estátua eu lembro que cada criança, não importa de onde venha, seus sonhos são válidos”, discursou a atriz, que foi às lágrimas.
Ellen DegeneresRetomando o comando da atração, a humorista norte-americana apresentou a atração pela segunda vez. A primeira foi em 2007. Ellen trouxe de volta o toque de comédia ao Oscar e brincou com alguns dos indicados, lembrando inclusive o fato de Leonardo DiCaprio estar novamente na lista entre os Melhores Atores: “isso não mudou”. “Estou vendo uma das melhores imitadoras de Liza Minelli daqui. Parabéns, senhor”, disse apontando para a própria cantora.
“Jennifer Lawrence, vou falar do que aconteceu no ano passado. ?? chato, não é? Quando as pessoas ficam falando sobre isso. Já passou. Afinal. Bom, vocês não viram? Vou mostrar um clipe para vocês. Brincadeira”, disse a humorista arrancando risos da própria atriz, que tropeçou novamente neste domingo.
Ellen conduziu o que certamente foi a cerimônia mais informal do Oscar, principalmente no momento em que “pediu” pizzas para os convidados da cerimônia. “Vocês devem estar com fome, não?”, questionou, entregando pedaços para Harrison Ford, Brad Pitt e outros presentes.
HomenagensA banda irlandesa apresentou a música Ordinary Love, em versão acústica, feita para trilha do documentário Mandela: Long Walk to Freedom (2013). Ao fim da performance, o quarteto foi aplaudido de pé por todos os presentes no teatro.
Já Bill Murray, apresentando a categoria de Melhor Fotografia ao lado de Amy Adams, lembrou do amigo e companheiro de filmes Harold Ramis, morto na última semana. A dupla trabalhou junto nos filmes Feitiço do Tempo e Os Caça-Fantasmas.
Outro, apresentado por Whoopi Goldberg, show lembrou o legado do filme Mágico de Oz e contou com uma interpretação de Pink da canção Somewhere Over The Rainbow.
Para finalizar o bloco de homenagens, o trecho onde as perdas do cinema são relembradas foi encerrado com um show de Bette Midler, que se apresentou pela primeira vez na cerimônia. A edição foi encerrada com uma foto de Philip Seymour Hoffman, morto em fevereiro. O ator ganhou um Oscar de Melhor Ator em 2005 pelo filme Capote.
O documentarista brasileiro Eduardo Coutinho também foi lembrado.