Os funcionários em cargos comissionados (de livre nomeação pelo prefeito, governador e presidente) são importantes em qualquer governo. Mas também são os principais alvos de críticas por parte dos concursados, que entraram para o serviço público via concurso público.
O problema surge quando comissionados atuam como fantasmas- aqueles que recebem sem trabalhar. ?? inocente, diria Cumpadi Washington, achar que os comissionados devem estar na prefeitura das 8h as 17h como fazem os concursados.A função dos servidores em comissionamento é fazer política e, às vezes, fazer outras funções para cobrir greves ou funcionários doentes/afastados.
ERROS DOS COMISSIONADOS– Grassa por aí comissionados que ajudaram alguém a ganhar a eleição e pensam que isso lhe dá o direito de ficar 4 anos recebendo salário porque já trabalhou durante a eleição. Esse é o principal erro dos ‘assessores’ de hoje. O que eles ganharam foi o direito de trabalhar para a população.
Essa postura ajuda a fomentar a imagem de que comissionado ‘é tudo vagabundo’.Um servidor comissionado estudar, se aperfeiçoar, é algo que pode ajudar a governança do bloco no poder. O que não pode acontecer é prevalecer a ideia de que ele precisa trabalhar só na eleição.