O Coletivo Rede Ativa realiza debate público na Câmara Municipal de Cosmópolis, dia 14 de março, às 19 horas, a respeito do projeto de iniciativa popular de “passe-livre” nos pedágios para veículos emplacados em cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), nas rodovias inseridas dentro desse respectivo perímetro geográfico. O debate acontecerá devido à solicitação feita pelos vereadores ??lcio Amâncio (PMDB) e João Capotes (PSB).
O objetivo do grupo, que é composto por habitantes de diversas cidades da RMC, é explicar para a população os motivos e a viabilidade do projeto. Nesta ocasião, discutindo, especialmente, o caso de Cosmópolis, hoje “ilhada” pelos pedágios que causam enormes prejuízos para os cidadãos em sua vida cotidiana.
Outros debates já foram realizados em Campinas e Valinhos, conquistando mais apoiadores à proposta, dentre políticos e demais autoridades no tema.
Haverá também a abertura da fala ao público presente.
Segundo um dos organizadores do Coletivo Rede Ativa, Cristovan Grazina, as cobranças nas praças de pedágio acabam dificultando a integração e o intercâmbio econômico, social e cultural entre os moradores das cidades que integram a RMC. ???Com a criação da Região Metropolitana de Campinas, o Estado formalizou um novo ente público administrativo único. Sendo assim, não pode tarifar nos pedágios quem se desloca dentro desse perímetro, considerado em Lei como bloco unitário, dificultando um dos principais objetivos da RMC que é a integração da região???, afirma.
?? possível também assinar a petição online, através do link contido no site www.pedagiolivrenarmc.com.br/participe. Até o momento, o movimento já conseguiu coletar pouco mais de 35 mil assinaturas.
O movimento busca desde meados de 2013 recolher um total de 150 mil adesões ao abaixo-assinado da proposta, que corresponde a aproximadamente 0,5% do eleitorado do estado de São Paulo, percentual mínimo exigido para a criação de uma lei de iniciativa popular estadual. Assim que atingir o número de assinaturas, o projeto será enviado para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), para ser submetido à votação pelos deputados. Hoje, a petição conta com 35 mil assinaturas.
SERVI??ODebate sobre Passe Livre nos Pedágios da RMCLocal: Câmara Municipal de CosmópolisEndereço: Rua Presidente Getúlio Vargas, 500, Cosmópolis – SP, 13150-000Horário: 19 horas