A Prefeitura de Nova Odessa, através do setor de Zoonoses, está realizando campanhas de recolhimento de criadouros, conscientização da população e nebulização em bairros onde estão sendo confirmados casos de dengue. Apesar dos esforços intensificados desde o início do ano, o número de casos confirmados da doença em 2014 chegou a 101. A responsável pelo setor, Paula Faciulli, pede novamente a colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
???Estamos trabalhando todos os dias com o recolhimento de criadouros e com o trabalho de nebulização onde temos casos confirmados. Mas o esforço da Vigilância não será suficiente se a população não colaborar. ?? importante saber que, mesmo pequenos recipientes, podem acumular água parada e isso vira um criadouro para o mosquito???, alertou Paula.Neste fim de semana, as equipes realizarão os trabalhos de nebulização nos bairros Bela Vista, Santa Rosa e Residencial Klavin.De acordo com Paula, o procedimento de nebulização tem a função de matar apenas o mosquito adulto, mas não funciona nas larvas. O Aedes aegypti, diferente de outros mosquitos, tem hábito caseiro e se esconde nos ambientes fechados. A nebulização é eficiente no extermínio do mosquito adulto. ???Por isso é tão importante que as pessoas colaborem e evitem os criadouros de larvas???, completou.A Vigilância alerta ainda que, caso sejam encontradas larvas do mosquito transmissor, o proprietário do imóvel poderá ser multado, de acordo com a lei 2.248, de 12 de novembro de 2007.A lei prevê que caso sejam encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue, o responsável pelo imóvel ficará sujeito a penalidades que variam de advertência a multa na reincidência, com valor de até dez Ufesps ??? hoje cerca de R$ 201,40.A mesma lei ainda prevê que caso o responsável pelo imóvel não permita o ingresso da autoridade competente, ser-lhe-á aplicada multa no valor de dez Ufesps.
DEN??NCIAS ??? Os munícipes que identificarem possíveis criadouros em terrenos também devem comunicar o setor de Zoonoses da prefeitura, pessoalmente na Diretoria de Vigilância em Saúde, que funciona na Rua Independência, nº 581, no Centro, ou através do telefone de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h e de sexta-feira das 7h às 16h.
Confira outras dicas para evitar a dengue:
– O lixo deve ser mantido em recipiente fechado;- Não descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em terrenos vazios;- Mantenha a caixa d???água sempre limpa e totalmente tampada;- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;- Elimine os pratos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
SINTOMAS – Os munícipes que sentirem sintomas da dengue devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. Entre os sintomas estão: febre, dor muscular, dor nas articulações, indisposição geral, falta de apetite, manchas vermelhas na pele, diarreia, vômito e dor no fundo dos olhos. Após contaminação através da picada do mosquito Aedes aegypti, os sintomas costumam aparecer entre 5 e 10 dias.
A orientação da Secretaria de Saúde é que os pacientes dêem prioridade pelo atendimento nas UBSs, e que procurem pelo pronto-socorro apenas em casos de urgência ou durante a noite.
· UBS 1: Avenida Carlos Botelho, nº 3 ??? Centro· UBS 2: Rua São Paulo, nº 65 ??? Jardim São Jorge· UBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, nº 731 ??? Jardim São Manoel· UBS 4: Rua 6, nº 65 ??? Jardim São Francisco· UBS 5: Rua das Imbuias, nº 65 ??? Jardim Alvorada· Hospital e Maternidade Municipal: Rua Aristides Bassora nº 301 ??? Bosque dos Cedros