Do G1 – O leão Rawell, sequestrado em Monte Azul Paulista (SP), foi localizado em Maringá, no último sábado. A Polícia Civil cumpriu o mandado de busca e apreensão do animal, expedido pela Justiça paranaense, no criadouro do ex-dono do leão, Ary Marcos, que abriga mais de dez tigres.

O leão, de 9 anos e 300 quilos, foi furtado na madrugada de quinta-feira (1º). O médico Oswaldo Garcia Junior, dono do criadouro onde o animal foi sequestrado, diz que homens arrombaram o portão do centro de reabilitação, abriram a jaula e levaram o felino.
Neste sábado, um funcionário do criadouro de Maringá foi preso por desobediência porque não permitiu que os policiais entrassem no local.”Teve uma discussão entre os donos dos criadouros do Paraná e de São Paulo. O Ary apresentou um documento do Ibama que diz que ele é o fiel depositário do animal. Eles tentaram entrar em acordo, mas não conseguiram. Foi aí que o Ary decidiu agir com as próprias mãos”, diz o delegado Leandro Roque, que afirmou, ainda, que o leão vai seguir no criadouro de Maringá já que não tem para onde ser levado.
LEIA TAMB??M – Leão de 300kg furtado de recinto
Já o delegado Carlos Arnaldo Nicodemos Andrade, que investiga o caso no interior de São Paulo, disse que Ary Marcos doou o felino em 2009 ao centro de reabilitação de onde o animal foi levado.???Temos a cópia desse documento que dá ciência da doação, datado de 2009, com doação assinada pelo Ary. Não existe outro documento posterior, não é do meu conhecimento???, afirmou o delegado.
Segundo o delegado, Ary Marcos não está na cidade e vai ter de comprovar a posse de Rawell na delegacia de Monte Azul Paulista. Se os documentos forem ilegais, ele pode ser indiciado por furto.