A Secretaria de Saúde de Nova Odessa, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu nesta quarta-feira (07/01) a limpeza de possíveis criadouros de mosquitos no Bosque Manoel Jorge, localizado no Jardim Santa Rosa. No total, foram retirados cinco sacos de 100 litros cada.
Segundo o encarregado da Vigilância Ambiental, Leôncio Neves Ferreira, que esteve envolvido na limpeza do Bosque Manoel Jorge, entre os resíduos retirados havia latinhas, garrafas PET, copos plásticos, entre outros materiais que podem acumular água.Para o diretor de Vigilância em Saúde de Nova Odessa, Manuel Messias de Oliveira, a colaboração da população é essencial para que elimine os criadouros de mosquitos da dengue. “Os resíduos encontrados no Bosque são jogados pela própria população. Com as chuvas, esses materiais podem acumular água e, com isso, se tornar criadouros do mosquito que transmite a dengue ou chikungunya”, lembrou.Messias ressaltou que além da limpeza no Bosque Manoel Jorge, a Vigilância em Saúde fará um arrastão compreendendo diversos bairros e áreas rurais (ver relação abaixo).”Além dos arrastões feitos pela Prefeitura para a retirada de criadouros, o envolvimento da população é essencial para que possamos combater o mosquito Aedes aegypti. Entre as recomendações destaca-se manter as caixas d’água fechadas, as calhas limpas para não acumular água, guardar garrafas vazias sempre de boca para baixo, descartar corretamente os pneus, não jogar lixo em lugares inadequados, entre outras ações”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde.
CRONOGRAMA
10/01 ??? Bela Vista (acima da Av. Ampelio Gazzetta), Maria Raposeiro Azenha, Jardim de ??den, 23 de Maio
17/01 ??? São Manoel, Vila Nova e Jardim Palmeiras
24/01 ??? Jequitibás, Monte das Oliveiras e Santa Rita I e II
31/01 ??? Jardim Capuava e Jardim Alvorada
07/02 ??? Jardim Europa, Bosque dos Cedros, Maria Helena, Klabin, Altos do Klavin
14/02 ??? Jardim Eneides Residencial, Marajoara, Nova Horizontes, Jardim Planalto, Mathilde Berzin e Parque Fabrício
21/02 ??? Green Village, Lopes Iglesias, Vila Letônia, Campos Verdes e Jardim Conceição
28/02 ??? Recreio, Acapulco e Las Palmas
07/03 ??? Bosque dos Eucaliptos, Campo Belo, Ceci, Guarapari e Chácara Central
14/03 ??? Vale dos Lírios, Pinheiros e Recanto Solar
DENGUE ??? A dengue é uma febre viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas da dengue clássica, destacam-se febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos, dores nos ossos e articulações. A doença também pode se agravar, se manifestando na forma da dengue hemorrágica. A orientação é que, ao apresentar qualquer sintoma da dengue, a pessoa deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. CHIKUNGUNYA ??? A febre Chikungunya é uma doença viral comum em certas regiões da África. Porém, nos últimos anos, casos foram diagnosticados em países da Ásia e Europa e, inclusive, em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa. No Brasil também houve casos notificados. Os sintomas iniciais da doença são semelhantes à dengue: febre alta, dores de cabeça, musculares e nas articulações e manchas vermelhas na pele. Ao contrário da dengue, parte das pessoas infectadas pode desenvolver a forma crônica da doença com permanência dos sintomas que podem durar de seis meses a um ano.